Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares

DSpace Repository

A- A A+

Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares

Show full item record

Title: Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares
Author: Mello, Jafa Gerusa
Abstract: O presente trabalho é o resultado da pesquisa Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares, cujo foco foi apreender elementos da relação das professoras de séries iniciais do ensino fundamental, com demandas de inovação pedagógica. O alvo da pesquisa empírica, foram as falas das docentes de uma escola pública estadual, na cidade de Lages-SC. Na perspectiva metodológica, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um "estudo de caso", envolvendo, como procedimentos centrais, a aplicação de questionários e entrevistas individuais. Para subsidiar a análise dos dados, utilizou-se, como suporte teórico, diferentes estudos sobre políticas de formação dos professores, bem como, processos relativos ao desenvolvimento profissional, nos quais pesquisadores refletem sobre desafios da formação, a natureza do trabalho docente, as aprendizagens docentes e as políticas atuais de formação inicial e continuada. A pesquisa pôde apreender que as professoras de séries iniciais do ensino fundamental, indicam dilemas na sua relação cotidiana, com demandas por inovações pedagógicas, expressa por um processo que se constitui a partir das condições e modalidades vigentes que se revelam nas práticas pedagógicas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82166
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
180980.pdf 4.330Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar