Abstract:
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O presente trabalho é o resultado da pesquisa Professoras e inovação pedagógica: dilemas das práticas escolares, cujo foco foi apreender elementos da relação das professoras de séries iniciais do ensino fundamental, com demandas de inovação pedagógica. O alvo da pesquisa empírica, foram as falas das docentes de uma escola pública estadual, na cidade de Lages-SC. Na perspectiva metodológica, a pesquisa foi desenvolvida por meio de um "estudo de caso", envolvendo, como procedimentos centrais, a aplicação de questionários e entrevistas individuais. Para subsidiar a análise dos dados, utilizou-se, como suporte teórico, diferentes estudos sobre políticas de formação dos professores, bem como, processos relativos ao desenvolvimento profissional, nos quais pesquisadores refletem sobre desafios da formação, a natureza do trabalho docente, as aprendizagens docentes e as políticas atuais de formação inicial e continuada. A pesquisa pôde apreender que as professoras de séries iniciais do ensino fundamental, indicam dilemas na sua relação cotidiana, com demandas por inovações pedagógicas, expressa por um processo que se constitui a partir das condições e modalidades vigentes que se revelam nas práticas pedagógicas. |