Conceito de frações através do estudo dos registros de representação

DSpace Repository

A- A A+

Conceito de frações através do estudo dos registros de representação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Damm, Regina Flemming pt_BR
dc.contributor.author Biffi, Darcy de Liz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-19T11:14:46Z
dc.date.available 2012-10-19T11:14:46Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 181224 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82076
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A proposta deste trabalho tem por finalidade estudar a aquisição do conceito de fração, através de diferentes registros de representações semióticas e fazer a coordenação entre os mesmos, valendo-se da teoria de Raymond Duval. Para a aquisição desse conceito, nos diversos contextos em que a fração se apresenta, também são importantes, os significados: parte/todo, medida e quociente, nas quantidades contínuas e discretas. Atuaram como sujeitos desta pesquisa 44 alunas do 3º semestre do Curso de Pedagogia Séries Iniciais, - UNIPLAC - Lages SC. A metodologia contempla a Pesquisa-ação, obedecendo às seguintes etapas: - Fase exploratória (formulação do problema, hipóteses e fundamentação teórica). - Elaboração do plano de ação (pré-teste, seqüência didática e pós-teste) - Análise dos resultados. Os resultados obtidos foram positivos na medida em que essas futuras professoras passaram a reconhecer a importância do uso de vários registros de representação e a conversão entre eles para uma melhor apreensão do objeto em estudo. pt_BR
dc.format.extent viii, 180 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Frações pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Conceito de frações através do estudo dos registros de representação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
181224.pdf 12.84Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar