Conceito de frações através do estudo dos registros de representação
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Damm, Regina Flemming |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Biffi, Darcy de Liz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T11:14:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T11:14:46Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
181224 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82076 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta deste trabalho tem por finalidade estudar a aquisição do conceito de fração, através de diferentes registros de representações semióticas e fazer a coordenação entre os mesmos, valendo-se da teoria de Raymond Duval. Para a aquisição desse conceito, nos diversos contextos em que a fração se apresenta, também são importantes, os significados: parte/todo, medida e quociente, nas quantidades contínuas e discretas. Atuaram como sujeitos desta pesquisa 44 alunas do 3º semestre do Curso de Pedagogia Séries Iniciais, - UNIPLAC - Lages SC. A metodologia contempla a Pesquisa-ação, obedecendo às seguintes etapas: - Fase exploratória (formulação do problema, hipóteses e fundamentação teórica). - Elaboração do plano de ação (pré-teste, seqüência didática e pós-teste) - Análise dos resultados. Os resultados obtidos foram positivos na medida em que essas futuras professoras passaram a reconhecer a importância do uso de vários registros de representação e a conversão entre eles para uma melhor apreensão do objeto em estudo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 180 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Frações |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Conceito de frações através do estudo dos registros de representação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar