Conceito de frações através do estudo dos registros de representação
Show full item record
Title:
|
Conceito de frações através do estudo dos registros de representação |
Author:
|
Biffi, Darcy de Liz
|
Abstract:
|
A proposta deste trabalho tem por finalidade estudar a aquisição do conceito de fração, através de diferentes registros de representações semióticas e fazer a coordenação entre os mesmos, valendo-se da teoria de Raymond Duval. Para a aquisição desse conceito, nos diversos contextos em que a fração se apresenta, também são importantes, os significados: parte/todo, medida e quociente, nas quantidades contínuas e discretas. Atuaram como sujeitos desta pesquisa 44 alunas do 3º semestre do Curso de Pedagogia Séries Iniciais, - UNIPLAC - Lages SC. A metodologia contempla a Pesquisa-ação, obedecendo às seguintes etapas: - Fase exploratória (formulação do problema, hipóteses e fundamentação teórica). - Elaboração do plano de ação (pré-teste, seqüência didática e pós-teste) - Análise dos resultados. Os resultados obtidos foram positivos na medida em que essas futuras professoras passaram a reconhecer a importância do uso de vários registros de representação e a conversão entre eles para uma melhor apreensão do objeto em estudo. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82076
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar