Ambientes de aprendizagem web: um olhar a partir de um curso de especialização do Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC)
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva Filho, João Josué da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ribeiro, Vanessa Stopanovski |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T07:41:07Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T07:41:07Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
188097 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81770 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Levando em conta o quadro de rápidas mudanças tecnológicas e educacionais, a intenção do trabalho foi a de formular novas questões diante do contexto de discussões em relação à integração das tecnologias de informação e comunicação à educação a distância. Considerando os embasamentos teóricos desta pesquisa e os resultados das análises em relação ao objeto de estudo - um curso com suporte na Web, vinculado ao Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC) - podemos afirmar que os ambientes Web devido as suas próprias características intrínsecas de interação e interatividade, têm um grande potencial para desenvolver novos processos educativos, desde que os envolvidos na concepção, planejamento, disponibilização e administração do curso, apropriem-se dos recursos tecnológicos de uma maneira que privilegie a aquisição das habilidades necessárias para a busca e seleção das informações nos meios informáticos disponíveis. E por isso, cada vez mais fica evidente a necessidade da atuação de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, para que estes ambientes informatizados não se tornem meros substitutos digitais das metodologias e materiais convencionais de ensino. Enfim, estamos diante de um cenário em que a Educação, mais do que nunca, precisa apropriar-se de uma maneira crítica das tecnologias de informação e comunicação e acreditamos que a Web é uma tecnologia potencializadora da construção do conhecimento sistematizado dos sujeitos aprendentes e ensinantes do século XXI, porém, o ambiente seja presencial, seja digital, não é o único elemento que fará com que a aprendizagem ocorra, mas sim, todas as variáveis pertencentes aos processos educativos presenciais. |
pt_BR |
dc.format.extent |
iii, 119 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Ambientes de aprendizagem web: um olhar a partir de um curso de especialização do Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar