Ambientes de aprendizagem web: um olhar a partir de um curso de especialização do Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC)

DSpace Repository

A- A A+

Ambientes de aprendizagem web: um olhar a partir de um curso de especialização do Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC)

Show full item record

Title: Ambientes de aprendizagem web: um olhar a partir de um curso de especialização do Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC)
Author: Ribeiro, Vanessa Stopanovski
Abstract: Levando em conta o quadro de rápidas mudanças tecnológicas e educacionais, a intenção do trabalho foi a de formular novas questões diante do contexto de discussões em relação à integração das tecnologias de informação e comunicação à educação a distância. Considerando os embasamentos teóricos desta pesquisa e os resultados das análises em relação ao objeto de estudo - um curso com suporte na Web, vinculado ao Laboratório de Ensino a Distância (LED/UFSC) - podemos afirmar que os ambientes Web devido as suas próprias características intrínsecas de interação e interatividade, têm um grande potencial para desenvolver novos processos educativos, desde que os envolvidos na concepção, planejamento, disponibilização e administração do curso, apropriem-se dos recursos tecnológicos de uma maneira que privilegie a aquisição das habilidades necessárias para a busca e seleção das informações nos meios informáticos disponíveis. E por isso, cada vez mais fica evidente a necessidade da atuação de profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, para que estes ambientes informatizados não se tornem meros substitutos digitais das metodologias e materiais convencionais de ensino. Enfim, estamos diante de um cenário em que a Educação, mais do que nunca, precisa apropriar-se de uma maneira crítica das tecnologias de informação e comunicação e acreditamos que a Web é uma tecnologia potencializadora da construção do conhecimento sistematizado dos sujeitos aprendentes e ensinantes do século XXI, porém, o ambiente seja presencial, seja digital, não é o único elemento que fará com que a aprendizagem ocorra, mas sim, todas as variáveis pertencentes aos processos educativos presenciais.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81770
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
188097.pdf 21.21Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar