Computadores na escola: novas tecnologias versus inovações educacionais /
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Belloni, Maria Luiza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gomes, Nilza Godoy |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-19T03:13:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-19T03:13:46Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
177813 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81401 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador, significam novos modos de aprender e ensinar para alunos e professores, seja quando são utilizadas como ferramentas e/ou recursos didático-pedagógicos, seja como objetos de reflexão sobre o seu significado em uma sociedade que vai transformando-se, rapidamente por conta do desenvolvimento tecnológico. Neste estudo procuramos investigar como as escolas estão se apropriando dos recursos informatizados, seus modos de uso, seus acertos e erros, descrevendo as modalidades de utilização do computador na educação, em escolas públicas e particulares do município de Florianópolis. Buscamos nos referenciais teóricos de J. Piaget, L. S. Vygotsky e S. Papert a proposta construcionista de utilização destes recursos em ambientes de aprendizagens computacionais, que apontam para novos paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, baseados na interação, colaboração e cooperação. A pesquisa empírica adotou a metodologia de estudo de casos mostrando como as escolas estão utilizando o computador. A análise dos dados indica a necessidade de investir na formação inicial e continuada dos professores e na adequação das políticas públicas para o uso eficaz destas tecnologias. |
pt_BR |
dc.format.extent |
x, 131 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnologicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizado do computador |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
pt_BR |
dc.title |
Computadores na escola: novas tecnologias versus inovações educacionais / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar