Computadores na escola: novas tecnologias versus inovações educacionais /
Show full item record
Title:
|
Computadores na escola: novas tecnologias versus inovações educacionais / |
Author:
|
Gomes, Nilza Godoy
|
Abstract:
|
As tecnologias da informação e comunicação, em especial o computador, significam novos modos de aprender e ensinar para alunos e professores, seja quando são utilizadas como ferramentas e/ou recursos didático-pedagógicos, seja como objetos de reflexão sobre o seu significado em uma sociedade que vai transformando-se, rapidamente por conta do desenvolvimento tecnológico. Neste estudo procuramos investigar como as escolas estão se apropriando dos recursos informatizados, seus modos de uso, seus acertos e erros, descrevendo as modalidades de utilização do computador na educação, em escolas públicas e particulares do município de Florianópolis. Buscamos nos referenciais teóricos de J. Piaget, L. S. Vygotsky e S. Papert a proposta construcionista de utilização destes recursos em ambientes de aprendizagens computacionais, que apontam para novos paradigmas nos processos de ensino-aprendizagem, baseados na interação, colaboração e cooperação. A pesquisa empírica adotou a metodologia de estudo de casos mostrando como as escolas estão utilizando o computador. A análise dos dados indica a necessidade de investir na formação inicial e continuada dos professores e na adequação das políticas públicas para o uso eficaz destas tecnologias. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81401
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar