Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /

DSpace Repository

A- A A+

Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cerisara, Ana Beatriz pt_BR
dc.contributor.author Rivero, Andréa Simões pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T13:53:56Z
dc.date.available 2012-10-18T13:53:56Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 177294 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80411
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investigou a formação dos professores de Educação Infantil a partir das visões de criança, de professor e de educação infantil durante as duas décadas da Habilitação de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da UFSC. Os pontos de vista dos alunos e dos professores são as fontes mais significativas na pesquisa realizada. Os anos 80 na habilitação foram marcados por duas vertentes contrárias. Uma defendia concepções assistencialistas, outra, sintonizada com os avanços teóricos do momento, fazia críticas a esse modelo e propunha uma pré-escola com função pedagógica. Surge então uma visão que ressalta "as possibilidades da criança", ao invés de concebê-las como carentes, consolidando uma perspectiva crítica na habilitação. Nos anos 90 há evidências de uma unidade teórica. A busca da especificidade da educação das crianças de 0 a 6 anos marca a formação, produzindo avanços na compreensão do pedagógico, em direção a uma perspectiva integrada do processo educativo (binômio cuidar e educar). Essa investigação permite dizer que a habilitação vem propiciando aos seus alunos uma rica discussão teórica, fruto de um permanente diálogo com as produções recentes da área. Contudo, as alunas reivindicam uma maior aproximação das crianças durante a formação em educação infantil. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Educacao pre-escolar pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
177294.pdf 7.892Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar