Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia /
Show full item record
Title:
|
Da educação pré-escolar à educação infantil: um estudo das concepções presentes na formação dos professores no curso de pedagogia / |
Author:
|
Rivero, Andréa Simões
|
Abstract:
|
Este trabalho investigou a formação dos professores de Educação Infantil a partir das visões de criança, de professor e de educação infantil durante as duas décadas da Habilitação de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da UFSC. Os pontos de vista dos alunos e dos professores são as fontes mais significativas na pesquisa realizada. Os anos 80 na habilitação foram marcados por duas vertentes contrárias. Uma defendia concepções assistencialistas, outra, sintonizada com os avanços teóricos do momento, fazia críticas a esse modelo e propunha uma pré-escola com função pedagógica. Surge então uma visão que ressalta "as possibilidades da criança", ao invés de concebê-las como carentes, consolidando uma perspectiva crítica na habilitação. Nos anos 90 há evidências de uma unidade teórica. A busca da especificidade da educação das crianças de 0 a 6 anos marca a formação, produzindo avanços na compreensão do pedagógico, em direção a uma perspectiva integrada do processo educativo (binômio cuidar e educar). Essa investigação permite dizer que a habilitação vem propiciando aos seus alunos uma rica discussão teórica, fruto de um permanente diálogo com as produções recentes da área. Contudo, as alunas reivindicam uma maior aproximação das crianças durante a formação em educação infantil. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80411
|
Date:
|
2001 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar