A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Damm, Regina Flemming pt_BR
dc.contributor.author Dambros, Adriana Aparecida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T06:44:04Z
dc.date.available 2012-10-18T06:44:04Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001 pt_BR
dc.identifier.other 175659 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79704
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho investiga o conhecimento dos professores de primeira série do ensino fundamental sobre a história da matemática e como esse conhecimento, ou a falta dele, pode influenciar nas suas concepções de matemática e de ensino e aprendizagem de matemática. Para uma análise mais específica, detalhou-se o caso do conteúdo: Sistema de Numeração Indo-Arábico Decimal, o qual possui fundamental importância mas nem sempre é compreendido plenamente pelos professores e por isso, muitas vezes, não é trabalhado adequadamente com os alunos. Foram realizadas entrevistas com professores do nível de ensino especificado, de diversas escolas de Florianópolis. Como forma de analisar essas entrevistas optou-se pela Metodologia de Análise dos Discursos, sugerida por Michel Foucault. Assim, através de uma análise arqueológica, procurou-se identificar os saberes e verdades que predominavam, nos discursos dos professores, sobre alguns objetos como: ensino e aprendizagem de matemática, história da matemática e sistema de numeração decimal. Através de uma análise genealógica investigou-se as razões do aparecimento desses saberes e verdades. Desta forma, além de se extrair os enunciados predominantes nesses discursos, procurou-se dar uma atenção especial ao novo, ao diferente que está sendo pronunciado por professores que aproveitam os espaços e oportunidades que aparecem para emergir e se desenvolver. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matemática pt_BR
dc.subject.classification Historia pt_BR
dc.subject.classification Professores pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Sistema decimal pt_BR
dc.title A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PEED0275-D.pdf 13.29Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar