A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal /
Mostrar registro simples
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Damm, Regina Flemming |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dambros, Adriana Aparecida |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T06:44:04Z |
|
dc.date.available |
2012-10-18T06:44:04Z |
|
dc.date.issued |
2001 |
|
dc.date.submitted |
2001 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
175659 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79704 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho investiga o conhecimento dos professores de primeira série do ensino fundamental sobre a história da matemática e como esse conhecimento, ou a falta dele, pode influenciar nas suas concepções de matemática e de ensino e aprendizagem de matemática. Para uma análise mais específica, detalhou-se o caso do conteúdo: Sistema de Numeração Indo-Arábico Decimal, o qual possui fundamental importância mas nem sempre é compreendido plenamente pelos professores e por isso, muitas vezes, não é trabalhado adequadamente com os alunos. Foram realizadas entrevistas com professores do nível de ensino especificado, de diversas escolas de Florianópolis. Como forma de analisar essas entrevistas optou-se pela Metodologia de Análise dos Discursos, sugerida por Michel Foucault. Assim, através de uma análise arqueológica, procurou-se identificar os saberes e verdades que predominavam, nos discursos dos professores, sobre alguns objetos como: ensino e aprendizagem de matemática, história da matemática e sistema de numeração decimal. Através de uma análise genealógica investigou-se as razões do aparecimento desses saberes e verdades. Desta forma, além de se extrair os enunciados predominantes nesses discursos, procurou-se dar uma atenção especial ao novo, ao diferente que está sendo pronunciado por professores que aproveitam os espaços e oportunidades que aparecem para emergir e se desenvolver. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Historia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistema decimal |
pt_BR |
dc.title |
A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro simples
Buscar DSpace
Navegar
-
Todo o repositório
-
Esta coleção
Minha conta
Estatística
Compartilhar