A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal /

Mostrar registro completo

Título: A história da matemática e o professor das séries iniciais: a importância dos estudos históricos no trabalho com o sistema de numeração decimal /
Autor: Dambros, Adriana Aparecida
Resumo: Este trabalho investiga o conhecimento dos professores de primeira série do ensino fundamental sobre a história da matemática e como esse conhecimento, ou a falta dele, pode influenciar nas suas concepções de matemática e de ensino e aprendizagem de matemática. Para uma análise mais específica, detalhou-se o caso do conteúdo: Sistema de Numeração Indo-Arábico Decimal, o qual possui fundamental importância mas nem sempre é compreendido plenamente pelos professores e por isso, muitas vezes, não é trabalhado adequadamente com os alunos. Foram realizadas entrevistas com professores do nível de ensino especificado, de diversas escolas de Florianópolis. Como forma de analisar essas entrevistas optou-se pela Metodologia de Análise dos Discursos, sugerida por Michel Foucault. Assim, através de uma análise arqueológica, procurou-se identificar os saberes e verdades que predominavam, nos discursos dos professores, sobre alguns objetos como: ensino e aprendizagem de matemática, história da matemática e sistema de numeração decimal. Através de uma análise genealógica investigou-se as razões do aparecimento desses saberes e verdades. Desta forma, além de se extrair os enunciados predominantes nesses discursos, procurou-se dar uma atenção especial ao novo, ao diferente que está sendo pronunciado por professores que aproveitam os espaços e oportunidades que aparecem para emergir e se desenvolver.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79704
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PEED0275-D.pdf 13.29Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar