O ensino do sistema imunológico: da metáfora à analogia da guerra
Mostrar registro completo
Título:
|
O ensino do sistema imunológico: da metáfora à analogia da guerra |
Autor:
|
Andrade, Beatrice Londero de
|
Resumo:
|
Investiga até que ponto, com relação ao estudo do sistema imunológico, a preocupação bachelardiana a respeito da utilização de analogias e metáforas na ciência se confirma no contexto educacional. Verifica a utilização da metáfora da guerra na apresentação do sistema imunológico em livros didáticos de ensino fundamental e médio, utilizados nas escolas de Florianópolis/SC e a forma de abordagem concebida pelos professores na apresentação desse assunto. Emprega como instrumentos de pesquisa a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que o sistema imunológico geralmente é trabalhado de forma fragmentada no ensino fundamental e médio, não sendo possível ao aluno uma visão do funcionamento do sistema como um todo, ficando somente nos conceitos básicos e amplamente metafóricos. Tanto os autores dos livros didáticos analisados quanto os professores entrevistados utilizam a metáfora da guerra na explicação do sistema imunológico de uma forma não sistematizada, sem explicitar a sua utilização como recurso didático e sem desenvolver as relações analógicas presentes entre o sistema imunológico e a situação de guerra. Propõe uma abordagem sistematizada para o ensino do sistema imunológico, com o objetivo desenvolver as relações analógicas implícitas na metáfora da guerra |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79571
|
Data:
|
2001 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo