Abstract:
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Investiga até que ponto, com relação ao estudo do sistema imunológico, a preocupação bachelardiana a respeito da utilização de analogias e metáforas na ciência se confirma no contexto educacional. Verifica a utilização da metáfora da guerra na apresentação do sistema imunológico em livros didáticos de ensino fundamental e médio, utilizados nas escolas de Florianópolis/SC e a forma de abordagem concebida pelos professores na apresentação desse assunto. Emprega como instrumentos de pesquisa a análise documental e a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicam que o sistema imunológico geralmente é trabalhado de forma fragmentada no ensino fundamental e médio, não sendo possível ao aluno uma visão do funcionamento do sistema como um todo, ficando somente nos conceitos básicos e amplamente metafóricos. Tanto os autores dos livros didáticos analisados quanto os professores entrevistados utilizam a metáfora da guerra na explicação do sistema imunológico de uma forma não sistematizada, sem explicitar a sua utilização como recurso didático e sem desenvolver as relações analógicas presentes entre o sistema imunológico e a situação de guerra. Propõe uma abordagem sistematizada para o ensino do sistema imunológico, com o objetivo desenvolver as relações analógicas implícitas na metáfora da guerra |