Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais /
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Evangelista, Olinda |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Chiarelotto, Arivane Augusta |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-18T00:32:36Z |
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dc.date.available |
2012-10-18T00:32:36Z |
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dc.date.issued |
2000 |
|
dc.date.submitted |
2000 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
153049 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79205 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
DESCRIÇÃO: Esta dissertação trata da política educacional nos anos 90, particularmente dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e seu modo de organizar conteúdos e procedimentos didáticos para o ensino de História do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as concepções políticas que o constituem, apreendendo-as no âmbito da disputa hegemônica. METODOLOGIA: O estudo documental, base metodológica desse trabalho, constitui-se por uma abordagem histórica e inclui os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos nacionais e internacionais produzidos no período pelo Ministério da Educação e do Desporto - MEC, e pelas Agências Multilaterais, Banco Mundial, CEPAL e UNESCO. CONTEÚDOS: Analisou-se categorias comuns aos documentos constatando-se as relações intrínsecas que mantêm com os pressupostos do neoliberalismo. Atribui-se à História a função de formar a identidade do moderno cidadão brasileiro a partir dos delineamentos emanados das Agências Multilaterais de fomento. Seu sentido político é dado pelas forças do mercado, cabendo ao Estado o papel de regulador e moderador de conflitos. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a política curricular é uma ação estatal que se define pelo intento de legitimar concepções de mundo tendo em vista consolidar novo paradigma de sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: As fontes desta pesquisa incluíram 29 documentos nacionais e 07 de ordem internacional. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica e educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.subject.classification |
História |
pt_BR |
dc.title |
Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais / |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Schmidt, Maria Auxiliadora |
pt_BR |
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