Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais /

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Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais /

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Evangelista, Olinda pt_BR
dc.contributor.author Chiarelotto, Arivane Augusta pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-18T00:32:36Z
dc.date.available 2012-10-18T00:32:36Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 153049 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79205
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract DESCRIÇÃO: Esta dissertação trata da política educacional nos anos 90, particularmente dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e seu modo de organizar conteúdos e procedimentos didáticos para o ensino de História do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as concepções políticas que o constituem, apreendendo-as no âmbito da disputa hegemônica. METODOLOGIA: O estudo documental, base metodológica desse trabalho, constitui-se por uma abordagem histórica e inclui os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos nacionais e internacionais produzidos no período pelo Ministério da Educação e do Desporto - MEC, e pelas Agências Multilaterais, Banco Mundial, CEPAL e UNESCO. CONTEÚDOS: Analisou-se categorias comuns aos documentos constatando-se as relações intrínsecas que mantêm com os pressupostos do neoliberalismo. Atribui-se à História a função de formar a identidade do moderno cidadão brasileiro a partir dos delineamentos emanados das Agências Multilaterais de fomento. Seu sentido político é dado pelas forças do mercado, cabendo ao Estado o papel de regulador e moderador de conflitos. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a política curricular é uma ação estatal que se define pelo intento de legitimar concepções de mundo tendo em vista consolidar novo paradigma de sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: As fontes desta pesquisa incluíram 29 documentos nacionais e 07 de ordem internacional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Politica e educação pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.title Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Schmidt, Maria Auxiliadora pt_BR


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