Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais /

DSpace Repository

A- A A+

Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais /

Show full item record

Title: Política educacional nos anos 90:: a história nos parâmetros curriculares nacionais /
Author: Chiarelotto, Arivane Augusta
Abstract: DESCRIÇÃO: Esta dissertação trata da política educacional nos anos 90, particularmente dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e seu modo de organizar conteúdos e procedimentos didáticos para o ensino de História do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Buscou-se identificar as concepções políticas que o constituem, apreendendo-as no âmbito da disputa hegemônica. METODOLOGIA: O estudo documental, base metodológica desse trabalho, constitui-se por uma abordagem histórica e inclui os Parâmetros Curriculares Nacionais e outros documentos nacionais e internacionais produzidos no período pelo Ministério da Educação e do Desporto - MEC, e pelas Agências Multilaterais, Banco Mundial, CEPAL e UNESCO. CONTEÚDOS: Analisou-se categorias comuns aos documentos constatando-se as relações intrínsecas que mantêm com os pressupostos do neoliberalismo. Atribui-se à História a função de formar a identidade do moderno cidadão brasileiro a partir dos delineamentos emanados das Agências Multilaterais de fomento. Seu sentido político é dado pelas forças do mercado, cabendo ao Estado o papel de regulador e moderador de conflitos. CONCLUSÃO: Concluiu-se que a política curricular é uma ação estatal que se define pelo intento de legitimar concepções de mundo tendo em vista consolidar novo paradigma de sociedade. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: As fontes desta pesquisa incluíram 29 documentos nacionais e 07 de ordem internacional.
Description: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79205
Date: 2000


Files in this item

Files Size Format View
153049.pdf 5.075Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar