Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores /

DSpace Repository

A- A A+

Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores /

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Anastasiou, Léa das Graças Camargos. pt_BR
dc.contributor.author Machado, Elenir Aparecida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T17:18:45Z
dc.date.available 2012-10-17T17:18:45Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 172915 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78644
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo identificar que elementos metodológicos, na visão de professores e alunos do curso de pedagogia, constituem-se como articuladores da aprendizagem de alunos trabalhadores. Buscou-se trabalhar dentro da abordagem qualitativa, assumindo a forma de estudo de caso, por entender que este possibilita a interpretação do contexto, de forma acurada permitindo aprofundamento dos dados. O estudo está dividido em quatro capítulos. No primeiro procura situar o ensino noturno, principalmente no Estado de Santa Catarina, onde na década de 70 ocorre a proliferação de Instituições isoladas, que tem, ainda hoje, como característica principal à oferta de cursos noturnos. No segundo capitulo, busca-se construir um referencial teórico partindo de alguns estudos sobre o ensino superior no Brasil, enfocando principalmente questões relacionadas à metodologia de ensino, a aprendizagem, a universidade noturna, o aluno trabalhador e a formação do docente do ensino superior. No capitulo terceiro apresenta os dados referentes à pesquisa empírica, realizada com alunos e professores do curso de Pedagogia, a partir dos quais se busca estabelecer uma relação com o referencial teórico inicial. No quarto capitulo, procura, levantar alguns elementos da metodologia de ensino que possibilitam a articulação do ensino e da aprendizagem no ensino noturno. O ensino noturno retrata uma realidade de uma classe que onde o desejo de conhecer é superior ao cansaço físico. Trazem consigo a esperança e a vontade de encontrar uma luz que aponte para um mundo mais igual. Construir este mundo requer o desenvolvimento de habilidades que levam o aluno a aprender a aprender constantemente. pt_BR
dc.format.extent [200] f.| grafs. + pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Escolas noturnas pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
172915.pdf 35.16Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar