Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores /

Mostrar registro completo

Título: Ensino noturno: um estudo sobre metodologia de ensino vista como elemento articulador da aprendizagem de alunos trabalhadores /
Autor: Machado, Elenir Aparecida
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo identificar que elementos metodológicos, na visão de professores e alunos do curso de pedagogia, constituem-se como articuladores da aprendizagem de alunos trabalhadores. Buscou-se trabalhar dentro da abordagem qualitativa, assumindo a forma de estudo de caso, por entender que este possibilita a interpretação do contexto, de forma acurada permitindo aprofundamento dos dados. O estudo está dividido em quatro capítulos. No primeiro procura situar o ensino noturno, principalmente no Estado de Santa Catarina, onde na década de 70 ocorre a proliferação de Instituições isoladas, que tem, ainda hoje, como característica principal à oferta de cursos noturnos. No segundo capitulo, busca-se construir um referencial teórico partindo de alguns estudos sobre o ensino superior no Brasil, enfocando principalmente questões relacionadas à metodologia de ensino, a aprendizagem, a universidade noturna, o aluno trabalhador e a formação do docente do ensino superior. No capitulo terceiro apresenta os dados referentes à pesquisa empírica, realizada com alunos e professores do curso de Pedagogia, a partir dos quais se busca estabelecer uma relação com o referencial teórico inicial. No quarto capitulo, procura, levantar alguns elementos da metodologia de ensino que possibilitam a articulação do ensino e da aprendizagem no ensino noturno. O ensino noturno retrata uma realidade de uma classe que onde o desejo de conhecer é superior ao cansaço físico. Trazem consigo a esperança e a vontade de encontrar uma luz que aponte para um mundo mais igual. Construir este mundo requer o desenvolvimento de habilidades que levam o aluno a aprender a aprender constantemente.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78644
Data: 2000


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
172915.pdf 35.16Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar