O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído /

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Etges, Norberto Jacob pt_BR
dc.contributor.author Rupolo, Neila Salete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-17T12:43:17Z
dc.date.available 2012-10-17T12:43:17Z
dc.date.issued 2000
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier.other 173868 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract A visão fisicalizada da realidade,nos séculos XVIII e XIX que entendia o cosmo, a natureza, a sociedade e cada indivíduo como partículas isoladas que interagem mecanicamente segundo relações causais, instituiu o paradigma da certeza, onde o conhecimento, o ensinar e o aprender também trazem a sua marca. Nas primeiras décadas do século XX a Nova Física faz proposições orientadas para uma direção que sugere mudança radicais na maneira de conceber o cosmo, a natureza, a sociedade, os seres humanos e conseqüentemente, o conhecimento o ensinar e o aprender. A Física deixa de ser o centro de todas as ciências. Novas idéias ocorrem em todas as ciências. As 'estruturas dissipativas' de Prigogine, as 'dobras' de Bohm e a 'autopoiese' de Maturana e Varela propõem uma nova visão dos organismos viv os e, em função disso, uma visão construtiva do processo de cognição. As ciências vivem o paradigma da incerteza, a maior parte das instituições educacionais e os educadores não. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Educação - pt_BR
dc.subject.classification Paradigmas (Ciencias sociais) pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Teoria do conhecimento pt_BR
dc.title O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
173868.pdf 1.777Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar