O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído /
Mostrar registro completo
Título:
|
O conhecimento, o ensinar e o aprender: entre o mundo dado e o mundo construído / |
Autor:
|
Rupolo, Neila Salete
|
Resumo:
|
A visão fisicalizada da realidade,nos séculos XVIII e XIX que entendia o cosmo, a natureza, a sociedade e cada indivíduo como partículas isoladas que interagem mecanicamente segundo relações causais, instituiu o paradigma da certeza, onde o conhecimento, o ensinar e o aprender também trazem a sua marca. Nas primeiras décadas do século XX a Nova Física faz proposições orientadas para uma direção que sugere mudança radicais na maneira de conceber o cosmo, a natureza, a sociedade, os seres humanos e conseqüentemente, o conhecimento o ensinar e o aprender. A Física deixa de ser o centro de todas as ciências. Novas idéias ocorrem em todas as ciências. As 'estruturas dissipativas' de Prigogine, as 'dobras' de Bohm e a 'autopoiese' de Maturana e Varela propõem uma nova visão dos organismos viv os e, em função disso, uma visão construtiva do processo de cognição. As ciências vivem o paradigma da incerteza, a maior parte das instituições educacionais e os educadores não. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78318
|
Data:
|
2000 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo