A correlação no contexto do ensino de biologia : implicações psicopedagogicas e epistemologicas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Taglieber, Jose Erno |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rosso, Ademir Jose |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T04:39:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-17T04:39:43Z |
|
dc.date.issued |
1998 |
|
dc.date.submitted |
1998 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
109348 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77485 |
|
dc.description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta tese é o resultado de uma investigação sobre a evolução da estrutura operatória formal da correlação, descrevendo e analisando suas manifestações em situações psicopedagógicas no curso de Biologia da UFSC. A orientação teórica seguida é a piagetiana, secundada por contribuições de autores brasileiros, como Freitag (1985), Carraher et al (1991) e Rosso (1993), e estrangeiros como Lawson (1995), Tobin (1994), Shayer & Adey (1990) entre outros que se põem numa perspectiva construtivista e/ou interacionista. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) a correlação, como estrutura de rede, tem manifestações raras nas situações de ensino-apren-dizagem de biologia; 2) quando desafiados e estimulados, os alunos chegam a expressar formas de raciocínio que contemplam os aspectos mais gerais da correlação; 3) as estratégias de ensino que priorizam a operatividade dos alunos se mostram favoráveis ao seu desenvolvimento; 4) as informações a respeito do crescimento da estrutura da correlação, ao contrário do que prevíamos, mostraram-nos que a interatividade do contexto do ensino com o conhecimento biológico, em si e por si, não é o fator determinante do seu desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix, 203f.| il., grafs., tabs. + anexos |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Biologia |
pt_BR |
dc.title |
A correlação no contexto do ensino de biologia : implicações psicopedagogicas e epistemologicas |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar