A correlação no contexto do ensino de biologia : implicações psicopedagogicas e epistemologicas

DSpace Repository

A- A A+

A correlação no contexto do ensino de biologia : implicações psicopedagogicas e epistemologicas

Show full item record

Title: A correlação no contexto do ensino de biologia : implicações psicopedagogicas e epistemologicas
Author: Rosso, Ademir Jose
Abstract: Esta tese é o resultado de uma investigação sobre a evolução da estrutura operatória formal da correlação, descrevendo e analisando suas manifestações em situações psicopedagógicas no curso de Biologia da UFSC. A orientação teórica seguida é a piagetiana, secundada por contribuições de autores brasileiros, como Freitag (1985), Carraher et al (1991) e Rosso (1993), e estrangeiros como Lawson (1995), Tobin (1994), Shayer & Adey (1990) entre outros que se põem numa perspectiva construtivista e/ou interacionista. Os resultados da investigação enfatizam que: 1) a correlação, como estrutura de rede, tem manifestações raras nas situações de ensino-apren-dizagem de biologia; 2) quando desafiados e estimulados, os alunos chegam a expressar formas de raciocínio que contemplam os aspectos mais gerais da correlação; 3) as estratégias de ensino que priorizam a operatividade dos alunos se mostram favoráveis ao seu desenvolvimento; 4) as informações a respeito do crescimento da estrutura da correlação, ao contrário do que prevíamos, mostraram-nos que a interatividade do contexto do ensino com o conhecimento biológico, em si e por si, não é o fator determinante do seu desenvolvimento.
Description: Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77485
Date: 1998


Files in this item

Files Size Format View
109348.pdf 8.898Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar