Medidas socio-educativas - uma reflexão sobre as implicações educacionais na transgressão a lei
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Assmann, Selvino Jose |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sandrini, Paulo Roberto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-17T02:12:55Z |
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dc.date.available |
2012-10-17T02:12:55Z |
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dc.date.issued |
1997 |
|
dc.date.submitted |
1997 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
109996 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77239 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Estatuto da Criança e do Adolescente é o instrumento jurídico que fixa os direitos e os deveres de pessoas de 0 a 18 anos de idade. Promulgado em 1990, no Brasil, veio substituir o Código de Menores, de 1979, diferenciando-se desse, principalmente, por introduzir o paradigma educativo como modo privilegiado de enfrentamento das práticas de atos delituosos, através da aplicação das chamadas medidas sócio-educativas. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre esse Estatuto, destacando as medidas sócio-educativas como tema central, a partir das quais se busca identificar as concepções de educação subjacentes às determinações legais. Assim, discute-se a apreensão que o sistema jurídico faz do conceito de educação ao impor aquelas medidas como resposta aos atos infracionais. Para tanto, primeiro se focalizam a criança e o adolescente em sua construção histórica como ser social, desde a antigüidade grega; em segundo, examina-se a legislação brasileira relativa à infância e adolescência a partir do período colonial; em terceiro, discutem-se o ato infracional e as medidas sócio-educativas tomando o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente. Finalmente analisa-se parte das sentenças proferidas no Juizado da Infância e da Juventude de Florianópolis, no ano de 1995, apresentando dados quantitativos delas extraídos e, também, um exame das concepções de educação nelas presentes. |
pt_BR |
dc.format.extent |
ix,164f.| tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Menores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estatuto legal, leis, etc |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.title |
Medidas socio-educativas - uma reflexão sobre as implicações educacionais na transgressão a lei |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Fleuri, Reinaldo Matias |
pt_BR |
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