A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
Show full item record
Title:
|
A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico |
Author:
|
Beltrão, Ierece Rego
|
Abstract:
|
A presente pesquisa objetiva explicitar as relações de poder/saber que se concretizam no âmbito da pedagogia e da escola, a partir da análise teórico-crítica da organização de um trabalho pedagógico que se pretendeu não-autoritário, trabalho este desenvolvido com um grupo de estudantes do curso de formação de professores de história (licenciatura plena) de uma fundação educacional catarinense, em torno da disciplina didática. No estudo dos vínculos entre poder e saber referidos à pedagogia e à escola, a didática vai se revelando como a passagem para um discurso prescritivo, com pretensão de cientificidade da tecnologia, de poder disciplinar e seus mecanismos de objetificação e subjetivação. É esboçada uma proposta/desafio, tanto ao longo quanto ao final do trabalho: pensar de outra forma, com outra lógica, a questão da escola, da pedagogia e da educação. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917
|
Date:
|
1992 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar