A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico

DSpace Repository

A- A A+

A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico

Show full item record

Title: A didatica e a formação de professores de Historia : em busca da explicitação das relações poder-saber na organização do trabalho pedagogico
Author: Beltrão, Ierece Rego
Abstract: A presente pesquisa objetiva explicitar as relações de poder/saber que se concretizam no âmbito da pedagogia e da escola, a partir da análise teórico-crítica da organização de um trabalho pedagógico que se pretendeu não-autoritário, trabalho este desenvolvido com um grupo de estudantes do curso de formação de professores de história (licenciatura plena) de uma fundação educacional catarinense, em torno da disciplina didática. No estudo dos vínculos entre poder e saber referidos à pedagogia e à escola, a didática vai se revelando como a passagem para um discurso prescritivo, com pretensão de cientificidade da tecnologia, de poder disciplinar e seus mecanismos de objetificação e subjetivação. É esboçada uma proposta/desafio, tanto ao longo quanto ao final do trabalho: pensar de outra forma, com outra lógica, a questão da escola, da pedagogia e da educação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76917
Date: 1992


Files in this item

Files Size Format View
88814.pdf 6.963Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar