A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de ciências
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Angotti, Jose Andre Peres |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Elcio Oliveira da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T11:31:10Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T11:31:10Z |
|
dc.date.issued |
1996 |
|
dc.date.submitted |
1996 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
104369 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76564 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Discute-se a fragmentação do conhecimento escolar e suas relações com a questão da interdisciplinaridade a partir de uma análise da fragmentação epistemológica do campo pedagógico. Envolve pesquisa junto a professores das disciplinas da área de Ciências do ensino médio, na qual se interpreta o pensamento docente quanto ao tema em questão e se propõe um enfoque menos fragmentário para o ensino, em geral, e para o ensino de Ciências, em particular. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract:Within this paper, I discuss about the scrap of the scholastic knowledge and its relationship with the matter of interdisciplinaiity whilst teaching. Since the latest questioning analysis in the Pedagogy epistemological ambit, I try to show how the knowledge scrap within this area teaches a frittered notion of a teacher in relation to his object of knowledge. Taking this perspective as a basis, as well as a research of the speech and thought of a Natural Science and Mathematics teacher of secondary school, also I analyse the different sorts of scrap determined by these teachers” practice and the possibilities of rupture with the pattem of compartmentalization prevailing in the recent curriculum. |
en |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Abordagem interdisciplinar |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
conhecimento na educação |
pt_BR |
dc.title |
A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de ciências |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar