A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de ciências

DSpace Repository

A- A A+

A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de ciências

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Angotti, Jose Andre Peres pt_BR
dc.contributor.author Silva, Elcio Oliveira da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-16T11:31:10Z
dc.date.available 2012-10-16T11:31:10Z
dc.date.issued 1996
dc.date.submitted 1996 pt_BR
dc.identifier.other 104369 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76564
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Discute-se a fragmentação do conhecimento escolar e suas relações com a questão da interdisciplinaridade a partir de uma análise da fragmentação epistemológica do campo pedagógico. Envolve pesquisa junto a professores das disciplinas da área de Ciências do ensino médio, na qual se interpreta o pensamento docente quanto ao tema em questão e se propõe um enfoque menos fragmentário para o ensino, em geral, e para o ensino de Ciências, em particular. pt_BR
dc.description.abstract Abstract:Within this paper, I discuss about the scrap of the scholastic knowledge and its relationship with the matter of interdisciplinaiity whilst teaching. Since the latest questioning analysis in the Pedagogy epistemological ambit, I try to show how the knowledge scrap within this area teaches a frittered notion of a teacher in relation to his object of knowledge. Taking this perspective as a basis, as well as a research of the speech and thought of a Natural Science and Mathematics teacher of secondary school, also I analyse the different sorts of scrap determined by these teachers” practice and the possibilities of rupture with the pattem of compartmentalization prevailing in the recent curriculum. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Abordagem interdisciplinar pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification Matemática pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Teses pt_BR
dc.subject.classification conhecimento na educação pt_BR
dc.title A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de ciências pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação.pdf 5.706Mb PDF View/Open Dissertação

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar