Title: | A fragmentação do objeto pedagógico e suas implicações interdisciplinares: um olhar voltado para o ensino de ciências |
Author: | Silva, Elcio Oliveira da |
Abstract: |
Discute-se a fragmentação do conhecimento escolar e suas relações com a questão da interdisciplinaridade a partir de uma análise da fragmentação epistemológica do campo pedagógico. Envolve pesquisa junto a professores das disciplinas da área de Ciências do ensino médio, na qual se interpreta o pensamento docente quanto ao tema em questão e se propõe um enfoque menos fragmentário para o ensino, em geral, e para o ensino de Ciências, em particular. Abstract:Within this paper, I discuss about the scrap of the scholastic knowledge and its relationship with the matter of interdisciplinaiity whilst teaching. Since the latest questioning analysis in the Pedagogy epistemological ambit, I try to show how the knowledge scrap within this area teaches a frittered notion of a teacher in relation to his object of knowledge. Taking this perspective as a basis, as well as a research of the speech and thought of a Natural Science and Mathematics teacher of secondary school, also I analyse the different sorts of scrap determined by these teachers” practice and the possibilities of rupture with the pattem of compartmentalization prevailing in the recent curriculum. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76564 |
Date: | 1996 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 5.706Mb |
View/ |
Dissertação |