Classes multisseriadas : que espaço escolar e esse?
Show full item record
Title:
|
Classes multisseriadas : que espaço escolar e esse? |
Author:
|
Ferri, Cassia
|
Abstract:
|
O trabalho objetiva refletir a existência das classes multisseriadas no panorama da escolarização brasileira, bem como investigar os limites e possibilidades destas classes à luz das concepções libertárias de educação. O relato discorre sobre a trajetória percorrida pelas alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Contestado - UNC, Campus de Concórdia, e professores de classes multisseriadas da região Meio Oeste Catarinense, na tentativa de explicitar e superar os limites das classes multisseriadas e de compreender/encaminhar suas possibilidades. As limitações são exploradas basicamente no que diz respeito à formação do professor, à relação com o conhecimento/conteúdos escolares e na percepção do sistema de seriação como obstáculo à organização de classe que facilite o processo de ensino aprendizagem. As possibilidades se pautam numa relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de crianças como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76081
|
Date:
|
1994 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar