Classes multisseriadas : que espaço escolar e esse?

DSpace Repository

A- A A+

Classes multisseriadas : que espaço escolar e esse?

Show full item record

Title: Classes multisseriadas : que espaço escolar e esse?
Author: Ferri, Cassia
Abstract: O trabalho objetiva refletir a existência das classes multisseriadas no panorama da escolarização brasileira, bem como investigar os limites e possibilidades destas classes à luz das concepções libertárias de educação. O relato discorre sobre a trajetória percorrida pelas alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Contestado - UNC, Campus de Concórdia, e professores de classes multisseriadas da região Meio Oeste Catarinense, na tentativa de explicitar e superar os limites das classes multisseriadas e de compreender/encaminhar suas possibilidades. As limitações são exploradas basicamente no que diz respeito à formação do professor, à relação com o conhecimento/conteúdos escolares e na percepção do sistema de seriação como obstáculo à organização de classe que facilite o processo de ensino aprendizagem. As possibilidades se pautam numa relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de crianças como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76081
Date: 1994


Files in this item

Files Size Format View
95848.pdf 8.721Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar