Abstract:
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O trabalho objetiva refletir a existência das classes multisseriadas no panorama da escolarização brasileira, bem como investigar os limites e possibilidades destas classes à luz das concepções libertárias de educação. O relato discorre sobre a trajetória percorrida pelas alunas do Curso de Pedagogia da Universidade do Contestado - UNC, Campus de Concórdia, e professores de classes multisseriadas da região Meio Oeste Catarinense, na tentativa de explicitar e superar os limites das classes multisseriadas e de compreender/encaminhar suas possibilidades. As limitações são exploradas basicamente no que diz respeito à formação do professor, à relação com o conhecimento/conteúdos escolares e na percepção do sistema de seriação como obstáculo à organização de classe que facilite o processo de ensino aprendizagem. As possibilidades se pautam numa relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de crianças como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo. |