A formação do professor de biologia no curso de ciencias biologicas da Universidade Federal de Santa Catarina : uma contribuição a reflexão
Mostrar registro completo
Título:
|
A formação do professor de biologia no curso de ciencias biologicas da Universidade Federal de Santa Catarina : uma contribuição a reflexão |
Autor:
|
Furlani, Jimena
|
Resumo:
|
Este trabalho apresenta um diagnóstico das características do professor de biologia formado no Curso de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como, os aspectos da sua formação. Orientou-se pela análise de dois aspectos básicos: a estrutura do curso e seu enfoque disciplinar, bem como, o perfil do corpo docente que atua neste processo de formação. Para isso, o referencial teórico foi baseado na discussão em Habermas que, através da teoria crítica em educação, define os conceitos de interdisciplinaridade, confrontando-os com o processo de fragmentação do conhecimento científico, e em Gusdorf que apresenta seus conceitos de forma aplicada no ato pedagógico. Como prática metodológica para obtenção de dados, utilizou-se questionários dirigidos aos alunos de 4a., 6a., 7a., 8a. e 9a. fases do Curso, licenciados atuando na área de ensino básico e professores do Departamento de Biologia, Departamento de Botânica e outros departamentos que participam da formação deste professor. |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75986
|
Data:
|
1994 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo