A formação do professor de biologia no curso de ciencias biologicas da Universidade Federal de Santa Catarina : uma contribuição a reflexão

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A formação do professor de biologia no curso de ciencias biologicas da Universidade Federal de Santa Catarina : uma contribuição a reflexão

Mostrar registro completo

Título: A formação do professor de biologia no curso de ciencias biologicas da Universidade Federal de Santa Catarina : uma contribuição a reflexão
Autor: Furlani, Jimena
Resumo: Este trabalho apresenta um diagnóstico das características do professor de biologia formado no Curso de Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como, os aspectos da sua formação. Orientou-se pela análise de dois aspectos básicos: a estrutura do curso e seu enfoque disciplinar, bem como, o perfil do corpo docente que atua neste processo de formação. Para isso, o referencial teórico foi baseado na discussão em Habermas que, através da teoria crítica em educação, define os conceitos de interdisciplinaridade, confrontando-os com o processo de fragmentação do conhecimento científico, e em Gusdorf que apresenta seus conceitos de forma aplicada no ato pedagógico. Como prática metodológica para obtenção de dados, utilizou-se questionários dirigidos aos alunos de 4a., 6a., 7a., 8a. e 9a. fases do Curso, licenciados atuando na área de ensino básico e professores do Departamento de Biologia, Departamento de Botânica e outros departamentos que participam da formação deste professor.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75986
Data: 1994


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
94736.pdf 4.375Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar