A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Zylbersztajn, Arden |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Borges, Regina Maria Rabello |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-16T04:41:29Z |
|
dc.date.available |
2012-10-16T04:41:29Z |
|
dc.date.issued |
1991 |
|
dc.date.submitted |
1991 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
88800 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa propõe-se a investigar relações entre a natureza do conhecimento científico e a educação em ciências, focalizando especialmente a formação de professores. Portanto, inicia com uma síntese de diferentes concepções quanto à natureza do conhecimento científico, seguida por contribuições alternativas. Analisa também pesquisas nacionais e internacionais envolvendo questões epistemológicas e pedagógicas na educação em ciências. Segue-se o relato do estudo realizado no Rio Grande do Sul, em cursos de licenciatura em ciências, química, física e biologia, quanto às disciplinas que promovem um debate epistemológico e quanto à idéias dos alunos concluintes sobre a natureza do conhecimento científico. Coincidindo com evidências de trabalhos anteriores, houve entre os formandos a predominância da concepção empirista, que deve ser superada para favorecer o desenvolvimento de propostas construtivistas de ensino-aprendizagem. Assim, a partir de colocações quanto ao modo como as concepções dos professores sobre a natureza do conhecimento científico estão relacionadas à educação em ciências, os resultados da pesquisa são comentados no contexto de uma realidade educacional em reestruturação, propondo-se alternativas para debater essas questões nas licenciaturas e entre os professores em serviço. |
pt_BR |
dc.format.extent |
235f.| il., tabs |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciencia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teses |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo (Educação) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.title |
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar