A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias
Show full item record
Title:
|
A natureza do conhecimento cientifico e a educação em ciencias |
Author:
|
Borges, Regina Maria Rabello
|
Abstract:
|
Esta pesquisa propõe-se a investigar relações entre a natureza do conhecimento científico e a educação em ciências, focalizando especialmente a formação de professores. Portanto, inicia com uma síntese de diferentes concepções quanto à natureza do conhecimento científico, seguida por contribuições alternativas. Analisa também pesquisas nacionais e internacionais envolvendo questões epistemológicas e pedagógicas na educação em ciências. Segue-se o relato do estudo realizado no Rio Grande do Sul, em cursos de licenciatura em ciências, química, física e biologia, quanto às disciplinas que promovem um debate epistemológico e quanto à idéias dos alunos concluintes sobre a natureza do conhecimento científico. Coincidindo com evidências de trabalhos anteriores, houve entre os formandos a predominância da concepção empirista, que deve ser superada para favorecer o desenvolvimento de propostas construtivistas de ensino-aprendizagem. Assim, a partir de colocações quanto ao modo como as concepções dos professores sobre a natureza do conhecimento científico estão relacionadas à educação em ciências, os resultados da pesquisa são comentados no contexto de uma realidade educacional em reestruturação, propondo-se alternativas para debater essas questões nas licenciaturas e entre os professores em serviço. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75817
|
Date:
|
1991 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar