O ensino de Ciências da Natureza e Matemática e a perspectiva freiriana na Escola do Campo: reflexões sobre uma experiência no Assentamento Antônio Conselheiro, Barra do Bugres/MT
Show full item record
|
Title:
|
O ensino de Ciências da Natureza e Matemática e a perspectiva freiriana na Escola do Campo: reflexões sobre uma experiência no Assentamento Antônio Conselheiro, Barra do Bugres/MT |
|
Author:
|
Miranda, Valdoilson da Cruz de; Brick, Elizandro Maurício
|
|
Abstract:
|
O trabalho relata o processo formativo vivenciado no Curso de Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática, destacando seu papel de aprofundamento teórico e prático na formação de educadores do campo. O curso reuniu professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, configurando um espaço de troca entre educadores militantes e de reflexão crítica sobre os desafios da Educação do Campo, como o fechamento de escolas e os impactos do modelo agrícola hegemônico.
O estudo tem como objetivo analisar o processo de investigação do tema gerador freiriano desenvolvido em uma escola do campo no município de Barra do Bugres (MT). A partir da pedagogia problematizadora de Paulo Freire, o trabalho busca superar a “educação bancária” e promover o diálogo, a conscientização e a ação transformadora.
A pesquisa inclui o contexto histórico e social do Assentamento Antônio Conselheiro, do MST, e da Escola Estadual Paulo Freire, destacando suas lutas e contradições. Descreve também o percurso teórico e prático da especialização, o processo de coleta de falas na escola e o desenvolvimento da investigação temática.
Conclui-se que a prática educativa inspirada em Freire mostrou-se viável e potente na formação crítica dos educadores, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas contextualizadas e transformadoras na realidade do campo. |
|
Description:
|
Capítulo livro CIEMA |
|
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269924
|
|
Date:
|
2017 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar