O ensino de Ciências da Natureza e Matemática e a perspectiva freiriana na Escola do Campo: reflexões sobre uma experiência no Assentamento Antônio Conselheiro, Barra do Bugres/MT

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino de Ciências da Natureza e Matemática e a perspectiva freiriana na Escola do Campo: reflexões sobre uma experiência no Assentamento Antônio Conselheiro, Barra do Bugres/MT

Mostrar registro completo

Título: O ensino de Ciências da Natureza e Matemática e a perspectiva freiriana na Escola do Campo: reflexões sobre uma experiência no Assentamento Antônio Conselheiro, Barra do Bugres/MT
Autor: Miranda, Valdoilson da Cruz de; Brick, Elizandro Maurício
Resumo: O trabalho relata o processo formativo vivenciado no Curso de Especialização em Educação do Campo para o Trabalho Interdisciplinar em Ciências da Natureza e Matemática, destacando seu papel de aprofundamento teórico e prático na formação de educadores do campo. O curso reuniu professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, configurando um espaço de troca entre educadores militantes e de reflexão crítica sobre os desafios da Educação do Campo, como o fechamento de escolas e os impactos do modelo agrícola hegemônico. O estudo tem como objetivo analisar o processo de investigação do tema gerador freiriano desenvolvido em uma escola do campo no município de Barra do Bugres (MT). A partir da pedagogia problematizadora de Paulo Freire, o trabalho busca superar a “educação bancária” e promover o diálogo, a conscientização e a ação transformadora. A pesquisa inclui o contexto histórico e social do Assentamento Antônio Conselheiro, do MST, e da Escola Estadual Paulo Freire, destacando suas lutas e contradições. Descreve também o percurso teórico e prático da especialização, o processo de coleta de falas na escola e o desenvolvimento da investigação temática. Conclui-se que a prática educativa inspirada em Freire mostrou-se viável e potente na formação crítica dos educadores, contribuindo para o fortalecimento de práticas pedagógicas contextualizadas e transformadoras na realidade do campo.
Descrição: Capítulo livro CIEMA
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/269924
Data: 2017


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Miranda, Brick, 2017.pdf 7.511Mb PDF Visualizar/Abrir Capítulo de livro

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar