Avaliação do Desempenho Energético de Sistemas Automotivos de Condicionamento de Ar
Author:
Machado, Gustavo Rohricht
Abstract:
Este relatório apresenta uma análise experimental do comportamento transiente de um sistema de condicionamento de ar automotivo sob diferentes condições de operação. Foram medidos temperatura, pressão, umidade relativa e vazão mássica em pontos estratégicos do sistema durante cinco ensaios com perturbações provocadas pela variação da rotação do compressor e da vazão de ar do ventilador do evaporador. Observou-se que o aumento da vazão de ar gera resposta oscilatória, com sobressinal de 2 °C e 3 °C para as temperaturas de sucção e descarga, respectivamente, ao aumentar a vazão mássica de 0,037 kg/s para 0,071 kg/s, enquanto alterações na rotação do compressor resultam em resposta suave, sem sobressinal. As maiores histereses ocorreram na descarga do compressor, atingindo 16\% na forma normalizada. Quanto ao desempenho, o COP aumentou de 26\% com aumento da vazão de ar e diminuiu 33\% com sua redução. Foi identificada histerese de aproximadamente 10\% no COP. Ele também reduziu durante o aumento da rotação do compressor e cresceu durante sua redução, diminuindo 30\% no aumento da rotação de 500 RPM para 890 RPM e aumentando 13\% na diminuição da rotação do compressor de 1074 RPM para 890 RPM.