A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras: uma proposta de Ensino de História para a educação das relações étnico-raciais

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A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras: uma proposta de Ensino de História para a educação das relações étnico-raciais

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Title: A Festa de Nossa Senhora do Rosário em Balneário Piçarras: uma proposta de Ensino de História para a educação das relações étnico-raciais
Author: Toller, Rosa Maria
Abstract: Essa dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Balneário Piçarras, em Santa Catarina, para a construção de uma proposta Educação das Relações Étnico-raciais no Ensino de História, a partir das memórias de homens e mulheres que participaram no presente e no passado dessa prática festiva, como forma de valorização das identidades plurais que fazem parte do país, na perspectiva da desconstrução de preconceitos e do racismo, dando visibilidade à essa comunidade afro-brasileira. Fundamentado no diálogo com as leis 10639/03 e 11645/2008 e Diretrizes complementares, o trabalho fomenta o diálogo no ambiente escolar, articulando diferentes áreas de conhecimento por meio de uma proposta educativa que rompa com um currículo centrado em concepções eurocêntricas e desconstrua a visão que aborda o povo negro apenas sob a ótica da escravização. Por meio da pesquisa, propõe-se discutir as memórias da população negra de Balneário Piçarras, praticante da Festa de Nossa Senhora do Rosário, buscando compreender, a partir dessa reflexão, as narrativas dessas pessoas, o valor que atribuem à festa e a forma como justificam e defendem essa prática como estratégia de valorização de sua história e das práticas culturais da população negra da cidade. A pesquisa adotou como princípio metodológico a elaboração de materiais didáticos temáticos e interdisciplinares, voltados a todos os segmentos da Educação Básica, a partir do diálogo com diferentes fontes históricas, com destaque para depoimentos de História oral, e atividades que promovem reflexões e mobilizam práticas emancipatórias, de reconhecimento, valorização e reparação histórica das comunidades negras de Santa Catarina. Esses materiais foram desenvolvidos a partir dos seguintes eixos: Narrativas: territorialidade e resistência; Patrimônio cultural: a festa de Nossa Senhora do Rosário como patrimônio imaterial; Escravização, resistências e festas negras: a presença negra em Santa Catarina; e Mulheres do Rosário: a presença feminina na festa. O material está disponível no site (https://www.festadorosariopicarras.com.br/) que transforma os documentos levantados durante a pesquisa em acervo digital, ampliando o compartilhamento das histórias dos sujeitos e dos saberes da festa.Abstract: This dissertation aims to analyze the contributions of the Feast of Our Lady of the Rosary of Balneário Piçarras, Santa Catarina, to the development of a proposal for Education of Ethnic-Racial Relations in History Teaching, based on the memories of men and women who participated in this festive practice, both present and past. This proposal aims to value the plural identities that are part of the country, from the perspective of deconstructing prejudices and racism, and giving visibility to this Afro-Brazilian community. Based on the dialogue with laws 10639/03 and 11645/2008 and complementary guidelines, the work fosters dialogue in the school environment, articulating different areas of knowledge through an educational proposal that breaks with a curriculum centered on Eurocentric conceptions and deconstructs the vision that approaches Black people solely from the perspective of enslavement. This research aims to discuss the memories of the Black population of Balneário Piçarras, who celebrate the Feast of Our Lady of the Rosary. Through this reflection, we seek to understand their narratives, the value they attribute to the festival, and how they justify and defend this practice as a strategy for valuing their history and the cultural practices of the city's Black population. The research adopted as its methodological principle the development of thematic and interdisciplinary teaching materials, aimed at all segments of Basic Education, based on dialogue with various historical sources, with an emphasis on oral history testimonies, and activities that promote reflection and mobilize emancipatory practices, recognition, appreciation, and historical reparation of the Black communities of Santa Catarina. These materials were developed based on the following axes: Narratives: Territoriality and Resistance; Cultural Heritage: The Feast of Our Lady of the Rosary as Intangible Heritage; Enslavement, Resistance, and Black Feasts: The Black Presence in Santa Catarina; and Women of the Rosary: The Female Presence in the Feast. The material is available on the website (https://www.festadorosariopicarras.com.br/), which transforms the documents collected during the research into a digital collection, expanding the sharing of the subjects' stories and knowledge of the festival.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/267519
Date: 2025


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