Capitais conectados: decodificando uma rede de influências do capital para a transformação digital da Educação Básica

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Capitais conectados: decodificando uma rede de influências do capital para a transformação digital da Educação Básica

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Title: Capitais conectados: decodificando uma rede de influências do capital para a transformação digital da Educação Básica
Author: Reis, Luiz Henrique Fernandes dos
Abstract: O objetivo geral desta pesquisa é investigar o papel do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) na definição dos rumos das políticas educacionais. Realizamos uma revisão bibliográfica sobre edtech e financeirização da educação, procurando compreender a relação entre a entrada de novos agentes financeiros na educação, a disputa pelo fundo público e novos modelos de negócios de base tecnológica. Os estudos de fundamentação teórica e a crítica da economia política nos deram elementos para pensar a relação entre trabalho e tecnologia no modo de produção capitalista, adensados com discussões sobre o imperialismo e a financeirização que marcam a nossa atual quadra histórica. Munidos deste referencial, analisamos um conjunto de documentos publicados pelo Cieb, buscando explicar sua origem, quem o financia, suas principais atividades, e qual o significado do conjunto amplo de relações e ações que esta associação têm empreendido desde a sua fundação. Procuramos demonstrar como, para além da aparência positiva e da aura de disrupção e inovação com que as tecnologias educacionais são apresentadas, há uma teia de interesses mercantis, mediados por aparelhos privados de hegemonia, que tem impactado a política educacional, buscando transformar a forma e o conteúdo escolar da Educação Básica brasileira. Concluímos que a atuação da rede política formada em torno do Cieb favorece a industrialização da educação básica e cria as condições para que esta etapa da educação possa ser financeirizada.Abstract: The general objective of this research is to investigate the role of the Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) in defining the direction of educational policies in Brazil. We carried out a bibliographical review on edtech and financialization of education, seeking to understand the relationship between the entry of new financial agents in education, the dispute for public funds and new technology-based business models. The theoretical foundation studies and the critique of political economy gave us elements to think about the relationship between work and technology in the capitalist mode of production, intensified with discussions about imperialism and financialization that mark our current historical period. Equipped with this framework, we analyzed a set of documents published by Cieb, seeking to explain its origin, who finances it, its main activities, and the meaning of the broad set of relationships and actions that this association has undertaken since its foundation. We seek to demonstrate how, going beyond the positive appearance and aura of disruption and innovation with which educational technologies are presented, there is a web of mercantile interests, mediated by Private Apparatuses of Hegemony, which has impacted educational policy, seeking to transform the form and school content of Brazilian Basic Education. We conclude that the action of the political network formed around Cieb favors the industrialization of basic education and creates the conditions so that this stage of education can be financialized.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265716
Date: 2025


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