dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Bazzo, Jilvania Lima dos Santos |
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dc.contributor.author |
Soares, Daniele Aparecida Muller Pamplona |
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dc.date.accessioned |
2025-06-16T23:26:36Z |
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dc.date.available |
2025-06-16T23:26:36Z |
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dc.date.issued |
2025 |
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dc.identifier.other |
392350 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/265709 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2025. |
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dc.description.abstract |
Com esta pesquisa, pretende-se criar condições para que as professoras possam reconhecer processos de assujeitamentos e possam construir estratégias internas e coletivas na busca da superação da mera reprodução da informação. Ao notar sua palavra a partir da comunicação e do posicionamento, quais são esses dispositivos individuais e coletivos que fortalecem as narrativas docentes? O percurso teórico-metodológico se pauta na abordagem qualitativa, de caráter exploratório, inspirada na pesquisa-ação, e busca estabelecer diálogo entre Freire (2014) e Benjamin (2012a; 2012b) a partir do conceito de Ser Mais freiriano para compreender as narrativas das professoras da educação básica pelo viés do autoconhecimento (Bazzo, 2023). Foram selecionadas 10 professoras da rede pública de ensino, através do método snowball, sendo a construção dos dados realizada através de questionários, entrevistas e grupo de compartilhamento com uso do aplicativo WhatsApp. Observou-se como as professoras lidam com sua palavra, seu tempo de fala e exposição. Os resultados apontam que elas sentem a restrição do espaço de fala fora da sala de aula e a ausência de um fortalecimento mental e emocional frente ao cotidiano escolar. A falta de valorização externa também cria uma venda no processo de valorização interna, o que provoca falta de confiança para a mediação pedagógica. Contudo, apesar desse contexto complexo na atividade profissional, quando em ambientes formativos onde há espaços e tempos para acionar a palavra docente em busca do Ser Mais, é possível verificar possibilidades de encontro com o poder da palavra falada na construção de uma práxis crítica e reflexiva. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This research aims to create conditions for teachers to recognize processes of subjection and to build internal and collective strategies in the pursuit of overcoming mere reproduction of information. By noting their words through communication and positioning, what are these individual and collective devices that strengthen teaching narratives? The theoretical methodological approach is based on a qualitative approach, exploring nature, inspired by action research, and seeks to establish a dialogue between Freire (2014) and Benjamin (2012a; 2012b) based on Freire's concept of \"Being More\" to understand the narratives of basic education teachers through the lens of self-knowledge (Bazzo, 2023). Ten teachers from the public school system were selected using the snowball method, with data collection carried out through questionnaires, interviews, and a sharing group using the WhatsApp application. It was observed how teachers deal with their words, speaking time, and exposure. The results indicate that they feel restricted in their speaking space outside the classroom and lack mental and emotional strengthening in face of the daily school routine. The lack of external validation also creates a blindfold in the process of internal validation, which causes a lack of confidence in pedagogical mediation. However, despite this complex context in professional activity, when in formative environments where there are spaces and times to activate the teaching word in search of Being More, it is possible to verify possibilities of encountering the power of the spoken word in the construction of a critical and reflective praxis. |
en |
dc.format.extent |
107 p.| il., gráfs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Oralidade |
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dc.subject.classification |
Didática |
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dc.subject.classification |
Comunicação |
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dc.subject.classification |
Narrativa oral |
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dc.subject.classification |
Professores |
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dc.title |
Narrativas docentes em busca de ser mais: o que dizem as professoras? |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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