Ciclo de vida estelar e origem dos elementos químicos: uma proposta de sequência didática

DSpace Repository

A- A A+

Ciclo de vida estelar e origem dos elementos químicos: uma proposta de sequência didática

Show full item record

Title: Ciclo de vida estelar e origem dos elementos químicos: uma proposta de sequência didática
Author: Pires, Geson
Abstract: Este estudo tem como objetivo propor a aplicação de uma sequência didática (SD) para o ensino do tema nucleossíntese estelar no Ensino Médio, utilizando uma plataforma digital baseada nas teorias pedagógicas de Vygotsky e Mazur. Inicialmente, foi realizada uma sondagem diagnóstica para identificar dificuldades conceituais dos estudantes sobre a origem dos elementos químicos. A partir desses resultados, elaborou-se uma SD estruturada em etapas claramente definidas: diagnóstico inicial, embasamento teórico e criação da plataforma digital interativa, denominada ASTERWebColab e organização pedagógica detalhada para aplicação em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que a abordagem proposta promove maior engajamento, facilita a aprendizagem colaborativa e melhora significativamente a compreensão dos estudantes sobre o tema abordado. Conclui-se que o uso integrado de metodologias ativas e tecnologias digitais é eficaz para o ensino de conteúdos complexos em Física.Abstract: This study aims to propose the application of a didactic sequence (DS) for teaching stellar nucleosynthesis in high school using a digital platform based on the pedagogical theories of Vygotsky and Mazur. Initially, a diagnostic survey was conducted to identify students? conceptual difficulties regarding the origin of chemical elements. Based on these results, a DS was developed and structured into clearly defined stages: initial diagnosis, theoretical grounding, the creation of an interactive digital platform called ASTERWebColab, and a detailed pedagogical organization for classroom implementation. The obtained results indicated that the proposed approach fosters greater student engagement, facilitates collaborative learning, and significantly improves students? understanding of the topic. It is concluded that the integrated use of active methodologies and digital technologies is effective for teaching complex physics content.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264994
Date: 2025


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-F0035-D.pdf 3.915Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar