A terceira margem da educação: uma proposta de ensino jurídico-literário

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Title: A terceira margem da educação: uma proposta de ensino jurídico-literário
Author: Lacerda, Thiago Barbosa
Abstract: A dissertação tem como objetivo propor uma abordagem de ensino do Direito associado à Literatura, de forma a auxiliar docentes no estabelecimento de uma prática pedagógica que priorize uma educação criativa e inovadora. A proposta tem como base uma revisão bibliográfica sobre a educação transdisciplinar, que entende as diversas áreas do conhecimento de forma integrada, potencializando o estudo de uma realidade que é complexa e multifacetada. A partir desse entendimento, é proposta uma aplicação integrativa do literário ao ensino jurídico, desenvolvendo uma estratégia pedagógica que ultrapasse a lógica disciplinar e considere a vivência da leitura de forma ampla. Para tanto, o trabalho adapta a Teoria da Aprendizagem Experiencial e seu ciclo de aprendizagem centrado no sujeito, sugerindo etapas de aplicação que envolvem desde a escolha de obras literárias até o estabelecimento de um roteiro que resulte em um caminho jurídico-literário, tomando como exemplo de aplicação a obra Os Miseráveis, de Victor Hugo. O trabalho busca demonstrar a potencialidade da Literatura em ampliar o escopo da práxis jurídica, ao envolver e sensibilizar, ultrapassando a mera reprodução de conteúdo e a lógica do conhecimento compartimentalizado. Essa abordagem permite a ampliação das fronteiras de estudo para inúmeras áreas que se entrecruzam e são fundamentais na compreensão do fenômeno jurídico. Tal compreensão está associada à ideia do estudante como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, a partir de sua experiência com o texto literário e a realidade jurídica, visando a construção de uma educação cidadã relevante à sobrevivência democrática.Abstract: The dissertation aims to propose an approach to teaching Law associated with Literature, assisting educators in establishing a pedagogical practice that prioritizes creative and innovative education. Based on a bibliographic review of transdisciplinary education, which integrates various fields of knowledge to enhance the study of a complex and multifaceted reality, the work suggests an integrative application of literary elements to legal education. This approach develops a pedagogical strategy that transcends disciplinary logic, embracing the broader experience of reading. Adapting the Experiential Learning Theory (ELT) and its learner-centered cycle, it proposes steps ranging from the selection of literary works to the establishment of a roadmap leading to a legal-literary pathway, using Les Misérables by Victor Hugo as a case study. The dissertation demonstrates the potential of Literature to expand the scope of legal praxis by engaging and sensitizing learners, surpassing the mere reproduction of content and the compartmentalized logic of knowledge. This perspective broadens study boundaries into intersecting fields crucial for understanding the legal phenomenon and emphasizes the student as the protagonist in the teaching-learning process, leveraging their experience with literary texts and legal reality to construct a citizen-oriented education essential for democratic survival.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2025.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264857
Date: 2025


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