Title: | Memórias solidárias para um ensino antirracista de história: migrantes hatiano(a)s na cidade de Itajaí/SC |
Author: | Monteiro, Ubirajara Soares |
Abstract: |
Neste estudo, partimos da ideia de continuidade dos mais variados saberes ancestrais manifestados pela vida. Sendo assim, os direitos autorais e a referência maior desta investigação pertencem a todas as experiências e vivências que resistiram e ainda resistem a toda forma de dominação e poder. Esta investigação tem como objetivo propor um ensino antirracista de história por meio das memórias solidárias de migrantes haitiano(a)s na cidade de Itajaí/SC. Nos aspectos metodológicos foram utilizados recursos qualitativos e quantitativos, combinados a uma revisão bibliográfica sustentada na problematização decolonial. Inspirei-me em histórias pretas de sabedoria, expressas em memórias solidárias para desenvolver um ensino antirracista de história. Em certa medida, procurei estabelecer um diálogo com as memórias de 6 migrantes haitiano(a)s estudantes do CEJA Itajaí. Diante disto, entrevistei estes sujeitos de forma equilibrada por gênero, 3 homens e 3 mulheres, com faixa etária entre 17 e 41 anos. As temáticas das entrevistas aconteceram em eixos sobre a vida no Haiti, a migração e a experiência no Brasil. A sua transcrição e problematização foram tratadas por meio de mônadas, conforme proposição da Walter Benjamin na interface com autores decoloniais, antirracistas e do campo do Ensino de História. Ao construí-las a partir dos relatos, visei identificar e destacar as principais questões que o(a)s migrantes haitiano(a)s utilizam para descrever e compreender suas experiências. Como proposição didática foi construído um Espaço Virtual da Migração Haitiana em Itajaí/SC. A proposta em formato de site é um registro da experiência haitiana na cidade, além de recurso didático para o ensino antirracista de história. Para isto, ofereço 4 atividades de ensino antirracista de história para serem desenvolvidas com a utilização do espaço virtual no ambiente escolar. As atividades incluem uma problematização de um episódio real de xenofobia e racismo, bem como a elaboração e apresentação de uma peça teatral, a composição de um poema ou rap bilíngue em crioulo e português, e a produção de um curta-metragem. Abstract: In this study, we start from the idea of continuity of the most diverse ancestral knowledge manifested through life. Thus, the copyrights and the primary reference of this investigation belong to all the experiences and practices that have resisted and continue to resist all forms of domination and power. This research aims to propose an anti-racist history teaching approach through the shared memories of Haitian migrants in the city of Itajaí, SC. In terms of methodology, qualitative and quantitative resources were used, combined with a bibliographic review grounded in decolonial problematization. I drew inspiration from Black histories of wisdom, expressed in shared memories, to develop an anti-racist approach to teaching history. To some extent, I sought to establish a dialogue with the memories of six Haitian migrant students from CEJA Itajaí. In this process, I interviewed these individuals in a gender-balanced manner?three men and three women?aged between 17 and 41 years. The interviews addressed themes centered on life in Haiti, migration, and experiences in Brazil. Their transcription and analysis were approached through monads, as proposed by Walter Benjamin, in conjunction with decolonial, anti-racist, and history education authors. By constructing these narratives from the participants' accounts, I aimed to identify and highlight the main issues Haitian migrants use to describe and understand their experiences. As a didactic proposition, a Virtual Space of Haitian Migration in Itajaí/SC was created. This website-based proposal serves as a record of Haitian experiences in the city and as a teaching resource for anti-racist history education. To support this, I developed four teaching activities to be implemented using the virtual space in the school environment. These activities include problematizing a real episode of xenophobia and racism, creating and presenting a theatrical play, composing a bilingual poem or rap in Creole and Portuguese, and producing a short film. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264746 |
Date: | 2025 |
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PPEH0058-D.pdf | 2.101Mb |
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