Atualidade de Janusz Korczak: uma referência da Mídia-Educação?

DSpace Repository

A- A A+

Atualidade de Janusz Korczak: uma referência da Mídia-Educação?

Show full item record

Title: Atualidade de Janusz Korczak: uma referência da Mídia-Educação?
Author: Almeida, Aline Alvim Lopes de
Abstract: Este trabalho analisa as ideias e as práticas educativas e comunicativas propostas por Janusz Korczak e seu pioneirismo na defesa dos direitos das crianças, buscando algumas aproximações com os princípios da mídia-educação. Ao investigar como suas práticas pedagógicas podem contribuir para uma educação que promova a cidadania ativa em um mundo mediado pela mídia, a pesquisa se configura de natureza qualitativa e cunho teórico, utilizando uma abordagem exploratória e descritiva baseada em estudos bibliográficos. Com a intenção de situar aspectos biográficos de Korczak, identificar suas influências pedagógicas, analisar suas propostas educativas e comunicativas, refletimos sobre a atualidade de seu pensamento diante dos desafios da educação contemporânea. A análise de conteúdo inspirada na hermenêutica possibilitou interpretar os textos e contextos relacionando as ideias de Korczak com a atualidade das práticas da educação midiática, identificando pontos de diálogo entre eles e considerando-o uma possível referência do que hoje se entende por mídia-educação. As considerações sugerem que a atualidade das propostas de Korczak podem inspirar a práticas mídia-educativas nas escolas contemporâneas que respeitem as crianças e promovam uma educação crítica, responsável e cidadã.Abstract: This study examines the educational and communicative ideas and practices proposed by Janusz Korczak and his pioneering efforts in defending children's rights, seeking connections with the principles of media education. By investigating how his pedagogical practices can contribute to an education that fosters active citizenship in a media-driven world, the research adopts a qualitative and theoretical approach, using exploratory and descriptive methods based on bibliographic studies. The study aims to contextualize Korczak's biographical aspects, identify his pedagogical influences, analyze his educational and communicative proposals, and reflect on the relevance of his ideas in addressing contemporary educational challenges. Content analysis, inspired by hermeneutics, was used to interpret texts and contexts, connecting Korczak's ideas with the current practices of media education, identifying points of dialogue between them, and considering him as a potential reference for what is now understood as media education. The findings suggest that Korczak's proposals remain relevant today, offering inspiration for media-educative practices in contemporary schools that respect children and promote a critical, responsible, and civic education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/264143
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PEED1796-D.pdf 3.635Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar