Ensinar história com o patrimônio cultural: uma proposta de educação patrimonial para Governador Celso Ramos/SC

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Ensinar história com o patrimônio cultural: uma proposta de educação patrimonial para Governador Celso Ramos/SC

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Title: Ensinar história com o patrimônio cultural: uma proposta de educação patrimonial para Governador Celso Ramos/SC
Author: Silva, Tiago Nilson da
Abstract: Esta pesquisa apresenta uma proposta pedagógica de Educação Patrimonial para Governador Celso Ramos/SC por meio do Patrimônio Cultural oficial local: a Fortaleza de Santa Cruz na Ilha de Anhatomirim, a Igreja Nossa Senhora da Piedade/SC, a Prática Artesanal do Crivo e a Festa do Divino Espírito Santo. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa, envolveu a análise bibliográfica e documental de narrativas oficiais, memorialísticas, educacionais e publicações acadêmicas sobre o Patrimônio Cultural local. Para isso, realizou-se um diálogo teórico sobre ensino de História, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, além da análise de dissertações do ProfHistória defendidas na UFSC e UDESC que tratam de Patrimônio Cultural oficial no estado. Também foram estudados os documentos educacionais vigentes na rede municipal de educação de Governador Celso Ramos/SC. O trabalho resultou no desenvolvimento de um caderno de atividades que problematiza e explora os patrimônios culturais oficiais de Governador Celso Ramos, oferecendo diversas maneiras de abordá-los nas aulas de História. Ele está direcionado aos professores de História dos Anos Finais da Educação Básica, mas poderá ser utilizado por outros educadores interessados no tema. O material está estruturado em quatro partes: aspectos históricos de Governador Celso Ramos/SC; \"Patrimônios Naturais e Arqueológicos\" com foco nas manifestações culturais indígenas; \"Armações e Fortalezas\" oferecendo perspectivas sobre colonização e escravidão; e as práticas culturais e festividades locais.Abstract: This research presents a pedagogical proposal for Heritage Education in Governador Celso Ramos, SC, through the official local Cultural Heritage sites: the Santa Cruz Fortress on Anhatomirim Island, the Church of Nossa Senhora da Piedade, the traditional craft practice of Crivo, and the Holy Spirit Festival. The qualitative research methodology involved bibliographic and documentary analysis of official, memorialistic, educational, and academic narratives about the local Cultural Heritage. A theoretical framework was developed encompassing the teaching of History, Cultural Heritage, and Heritage Education, as well as an analysis of ProfHistória dissertations defended at UFSC and UDESC focusing on official Cultural Heritage in the state. Additionally, current educational documents from the municipal education network of Governador Celso Ramos, SC, were examined. This work culminated in the creation of an activity book that critically explores and addresses the official cultural heritage of Governador Celso Ramos, providing diverse ways to approach these themes in History classes. While primarily intended for History teachers in the final years of Basic Education, the material may also be utilized by other educators interested in the subject. The book is organized into four parts: historical aspects of Governador Celso Ramos, SC; \"Natural and Archaeological Heritage,\" with a focus on Indigenous cultural expressions; \"Stations and Fortresses,\" providing perspectives on colonization and slavery; and local cultural practices and festivities.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263874
Date: 2024


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