Title: | Professores/as dos componentes curriculares eletivos do novo ensino médio: um olhar para a formação continuada da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina |
Author: | Fetter, Camila Werner Saldanha Gonçalves |
Abstract: |
Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa ?Sujeitos, Processos Educativos e Docência? (Suped), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ao Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (Foppe) e ao Projeto de Pesquisa Didática e Formação de Professores (Didafor/UFSC). A pesquisa realizada teve como objeto de investigação a formação continuada de professores(as). O objetivo geral foi conhecer a contribuição (ou não) da formação continuada oferecida pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) para as práticas de ensino dos(as) docentes que lecionam os Componentes Curriculares Eletivos do Novo Ensino Médio, e como questão central, em que medida as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio dialogam com as satisfações e/ou insatisfações dos(as) profissionais no exercício da docência nesta etapa da Educação Básica? A metodologia está delineada em um percurso investigativo de abordagem qualitativa (Bogdan e Biklen, 1994) com coleta de dados por meio de questionário respondido por 13 (treze) professores(as) concursados(as) e efetivos(as), que atuam no Ensino Médio na escola Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, SC. Os dados produzidos foram analisados sob a ótica de Análise de Conteúdo de Franco (2018) e relacionados ao referencial teórico da pesquisa. Os principais referenciais teóricos utilizados foram: Romanowski (2012, 2020, 2022), Nóvoa (2002, 2009, 2017, 2022) e Imbernón (2009). Os resultados, de acordo com os(as) professores(as) que participaram da pesquisa, apontam que, embora os(as) professores(as) tenham participado de todas as formações continuadas, ficou evidente que não se apropriaram de forma adequada no que concerne à parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio, principalmente em relação aos Componentes Curriculares Eletivos. A pesquisa evidencia que, mesmo que a formação continuada tenha contribuído de forma relevante para a prática de ensino, precisa de reformulação em relação ao conteúdo para atender às necessidades formativas dos(as) docentes. Nessa perspectiva, a pesquisa propõe que a formação continuada seja pensada e articulada como uma política de formação institucionalizada das secretarias de educação e planejada coletivamente, um processo dinâmico e contínuo, visando melhorar a qualidade do ensino e buscar uma educação mais inclusiva e equitativa, capacitando os(as) professores(as) para as constantes mudanças do ambiente educacional. Abstract: This dissertation is linked to the research line \"Subjects, Educational Processes and Teaching\" (Suped), of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), to the Study and Research Group: Teacher Training and Teaching Practices (Foppe) and to the Didactic Research and Teacher Training Project ? Didafor-UFSC. The research carried out had as its object of investigation the continuing education of teachers. The general objective was to know the contribution (or not) of continuing education, offered by the State Department of Education/SC, to the teaching practices of teachers who teach the Elective Curricular Components of the New High School, and as a central question, to what extent the changes proposed by the New High School dialogue with the satisfactions and/or dissatisfactions of professionals in the exercise teaching at this stage of basic education? The methodology is outlined in an investigative path of qualitative approach (Bogdan e Biklen, 1994) with data collection through a questionnaire answered by 13 (thirteen) teachers who work in High School at the State Institute of Education school, in Florianópolis, SC. The data produced were analyzed from the perspective of Franco's Content Analysis (2018) and related to the theoretical framework of the research. The main theoretical frameworks used were: Romanowski (2012, 2020, 2022), Nóvoa (2002, 2009, 2017, 2022) and Imbernón (2009). The results, according to the teachers who participated in the research, indicate that, although the teachers participated in all continuing education, it was evident that they did not adequately appropriate the flexible part of the New High School curriculum, especially in relation to the Elective Curricular Components. The research shows that, even if continuing education has contributed in a relevant way to teaching practice, it needs to be reformulated in relation to the content to meet the training needs of teachers. In this perspective, the research proposes that continuing education be thought of and articulated as an institutionalized training policy of the education departments and collectively planned, a dynamic and continuous process, aiming to improve the quality of teaching and seek a more inclusive and equitable education, training teachers for the constant changes in the educational environment. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263722 |
Date: | 2024 |
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PEED1779-D.pdf | 9.947Mb |
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