Title: | Formação, projeto e desejo de ser: o sentido da experiência educativa do mestre de capoeira |
Author: | Freitas, Fablício Santos De |
Abstract: |
Esta dissertação resulta de uma pesquisa narrativa, (auto)biográfica, no campo da sociologia da educação, que busca analisar e compreender o sentido da experiência de ensino de um mestre de capoeira no qual utilizamos o método progressivo-regressivo sartriano que situa o sujeito numa época e permite compreender sua época pelo estudo do sujeito, tomando a sua práxis individual inscrita num território e numa temporalidade, no tecido sociológico composto pela família de origem e atual, os amigos, mestres e discípulos, entre outros, que vão se constituindo ao longo da sua história de vida. Uma história que é singular/universal, pois é inscrita no sociológico de origem e vai se constituindo vivida em outros espaços sociais situados no clima antropológico, sua época, por um sujeito psicofísico, protagonista desta práxis. De acordo com Sartre é se projetando de um passado na direção a um futuro, que o puxa, que seu projeto de ser vai unificando-se a um desejo-de-ser. Segundo Ferrarotti, o sujeito pode ser denominado de universo singular, pois encontra-se totalizado e universalizado pela sua época, e retotalizando-se ao reproduzir-se nela como singularidade, assim apresentando-se como universal, através da universalidade singular da história humana e singular, através da universalizante dos seus projetos. É por meio deste método que estudamos o biográfico do Mestre Gerry, que se constitui num contexto social, cultural, político e econômico da cidade de Florianópolis/SC, onde ganha forma os seus aprendizados e ensinamentos da capoeira, traçando paralelos com a pedagogia afro-brasileira que vai de encontro com a educação escolar. Ao biografar e compreender a formação, projeto e desejo de ser capoeira, desse mestre de relevância social e cultural para cidade, refletimos sobre a relevância desta ferramenta para a Sociologia e História da Educação. O sentido desta experiência que tem a capoeira como uma luta e que nasceu pela necessidade de sobrevivência dos negros escravizados, porém que este combate se dê em um lugar certo, e principalmente com as pessoas certas. Seu projeto e desejo de ser capoeira está relacionado com o ser músico que encontram sentido numa vida de experiências desde a infância por conta de ver a mãe cantar, o pai tocar violão e seu avô que tocava gaita e fazia show pela ilha, passando por uma adolescência e juventude que era envolvido com a pesca, o surfe, e outros esportes aquáticos, demarcadas antropologicamente por um período de governo militar que era o oposto da sua forma de vida livre e desprendida. Abstract: This dissertation results from the narrative, (auto)biographical research, in the field of sociology of education, which seeks to analyze and understand the meaning of the teaching experience of a capoeira master in which we use the Sartrean progressive-regressive method that places the subject in an era and allows us to understand his era through the study of the subject, taking his praxis inscribed in a territory and a temporality, in the sociological fabric composed of the family of origin and current family, friends, teachers, and disciples, among others, which are constituted throughout of your life story. A story that is singular/universal, as it is inscribed in the sociological origin and is constituted as lived in other social spaces located in the anthropological climate, its time, by a psychophysical subject, the protagonist of this praxis. According to Sartre, it is by projecting from a past towards a future, which pulls him, that his project of being becomes unified with a desire to be. According to Ferrarotti, the subject can be called a singular universe, as it is totalized and universalized by its time, and retotalizing itself by reproducing itself in it as a singularity, thus presenting itself as universal, through the singular universality of human history and singular, through the universalization of its projects. It is through this method that we study Mestre Gerry's biography, which is constituted in a social, cultural, political, and economic context of the city of Florianópolis/SC, where his learning and teachings of capoeira take shape, drawing parallels with Afro-Brazilian pedagogy. Brazilian language that goes hand in hand with school education. By biographing and understanding the training, project, and desire to be a capoeira, of this Master of Social and cultural relevance for the city, we reflect on the relevance of this tool for Sociology and History of Education. The meaning of this experience is that capoeira is a fight that was born out of the need for the survival of enslaved black people, but that this fight takes place in the right place, especially with the right people. His project and desire to be a capoeira are related to being a musician who finds meaning in a life of experiences since childhood, seeing his mother sing, his father playing the guitar, and his grandfather who played the harmonica and gave shows around the island, passing through adolescence and youth that was involved with fishing, surfing, and other water sports, anthropologically demarcated by a period of military government that was the opposite of his free and detached way of life. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263112 |
Date: | 2023 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEED1771-D.pdf | 1.684Mb |
View/ |