Sonho ou utopia? : em busca de uma educação pelo e para o bem viver

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Sonho ou utopia? : em busca de uma educação pelo e para o bem viver

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Title: Sonho ou utopia? : em busca de uma educação pelo e para o bem viver
Author: Florêncio, Rui Dias
Abstract: No contexto de policrise mundial que vivemos, fruto da ocidentalização do mundo e das suas problemáticas, das quais a educação hegemônica ocidental é consequência e causa, surgiu a necessidade de olhar para a educação praticada pelos povos indígenas. Esse olhar serve como fonte de inspiração na busca de soluções educacionais para a policrise que vivemos. Assim sendo, esta pesquisa pretende investigar as ideias e práticas educacionais de comunidades indígenas, para realizar uma reflexão sobre os fundamentos de uma educação pelo e para o Bem Viver. A abordagem teórico-metodológica deste trabalho se situa no campo das teorias pós-críticas, com especial ênfase na investigação-ação participativa (Fals Borda, 1970). Elegeu-se a etnografia como metodologia de pesquisa, buscando colocar em prática a observação-inserção (Fals Borda, 1970). Para tal, foram utilizados como instrumentos de pesquisa as entrevistas informais, ou conversação (Amado e Ferreira, 2013) e as entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada a partir da hermenêutica, como forma de compreensão e interpretação dos fenômenos observados, elaborada por meio da relação daquilo que foi observado no trabalho de campo com o que foi lido na revisão bibliográfica e operacionalizada de forma colaborativa com as pessoas que fizeram parte da investigação. Os resultados foram a definição de diversos princípios e estratégias de uma educação para o Bem Viver, que foram resumidos em diversos pontos nas conclusões do trabalho. Não se trata de a proposta de um novo modelo educacional, mas de orientações e direcionamentos educacionais que nos permitam vislumbrar um horizonte mais esperançoso.Abstract: In the context of the global polycrisis we are experiencing, as a result of the Westernization of the world and its problems, of which Western hegemonic education is a consequence and cause, the need to look at the education practiced by indigenous peoples arose. This perspective serves as a source of inspiration in the search for educational solutions to the polycrisis we are experiencing. Therefore, this research aims to investigate the educational ideas and practices of indigenous communities, to reflect on the foundations of an education by and for the Good Living. The theoretical-methodological approach of this work is located in the field of post-critical theories, with special emphasis on participatory action research (Fals Borda, 1970). Ethnography was chosen as the research methodology, seeking to put observation-insertion (Fals Borda, 1970) into practice. To this end, informal interviews, or conversation (Amado and Ferreira, 2013) and semi-structured interviews, were used as research instruments. Data analysis was carried out based on hermeneutics, as a way of understanding and interpreting the observed phenomena, elaborated through the relationship of what was observed in the fieldwork with what was read in the bibliographic review and operationalized in a collaborative way with people who were part of the investigation. The results were the definition of several principles and strategies for education for the Good Living, which were summarized in several points in the conclusions of the work. This is not a proposal for a new educational model, but rather educational guidelines and directions that allow us to glimpse a more hopeful horizon.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263076
Date: 2024


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