Ensinando cosmologia no ensino médio: um livro de apoio ao professor com propostas e ideias de atividades para aplicar em sala de aula

DSpace Repository

A- A A+

Ensinando cosmologia no ensino médio: um livro de apoio ao professor com propostas e ideias de atividades para aplicar em sala de aula

Show full item record

Title: Ensinando cosmologia no ensino médio: um livro de apoio ao professor com propostas e ideias de atividades para aplicar em sala de aula
Author: Mikoaski, Gabriela
Abstract: O ensino de cosmologia tem sido um tema de interesse entre os estudantes, embora historicamente subutilizado nas salas de aula devido à falta de formação adequada dos professores e divergências conceituais nos materiais didáticos. No entanto, a importância dessa temática na educação básica é reconhecida, pois permite aos alunos discutir a natureza da ciência, diferentes visões de mundo e compreender explicações sobre o Universo, sua origem e estrutura. Recentemente, houve uma mudança significativa nos currículos escolares brasileiros, com a introdução do Novo Ensino Médio (NEM) em 2022. Nesses novos currículos, a cosmologia ganhou destaque, tornando-se obrigatória na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e presente nos livros didáticos disponíveis. Além disso, a partir de uma revisão da literatura, observou-se que muitos estudos ressaltam a importância de ensinar sobre a origem do Universo, mas poucos oferecem orientações práticas sobre como fazê-lo. A proposta deste produto didático surge da falta de material de apoio para os professores ministrarem esse conteúdo de forma eficaz. Ele consiste em um livro com textos de apoio criados a partir de uma fundamentação teórica, explicações, planos de aula e ideias de atividades sobre cosmologia para serem aplicadas em aulas de Física no Ensino Médio. A sequência de atividades foi baseada na estrutura de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), nas quais abordam conceitos relacionados à estrutura do Universo, propriedades das ondas eletromagnéticas, o espectro eletromagnético, a expansão e origem do Universo. O produto didático possui quatro capítulos, cada um englobando um tema diferente relacionado à Cosmologia. Ele foi aplicado em turmas de primeiro e terceiro ano do Ensino Médio, com ajustes realizados após a primeira aplicação para melhor adequação. Para analisar a aplicação do produto didático, as respostas dos alunos foram categorizadas para verificar se houveram indícios de aprendizagem significativa.Abstract: The teaching of cosmology has been a topic of interest among students, although historically underused in classrooms do to the lack of dequate teacher training and conceptual divergences in teaching materials. However, the importance of this theme in basic education is recognized, as it allows students to discuss the nature of science, different worldviews and understand explanations about the Universe, its origin and structure. Recently, there has been a significant change in brazilian school curricular, with the introduction of the New Secondary Education (NEM) in 2022. In these new curricular, cosmology gained prominence, becoming required in the National Common Curricular Base (BNCC) of Secondary Education and present in available textbooks. Moreover, from a review of the literature, it was observed that many studies highlight the importance of teaching about the origin of the Universe, but few show how to do it. The proposal for this educational product arises from the lack of support material for teachers to teach this content effectively. It consists of a book with supporting texts created from a theoretical foundation, explanations, lesson plans and activity ideas about cosmology to be applied in Physics classes in high school. The sequence of activities was based on the structure of a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), in which they address concepts related to the structure of the Universe, properties of electromagnetic waves, the electromagnetic spectrum and the expansion and origin of the Universe. The teaching product has four chapters, each covering a different topic related to Cosmology. It was applied to first and third year of high school classes, with adjustments made after the first application for better adaptation. To analyze the application of the teaching product, the students' responses were categorized and to check whether there were signs of significant learning.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Blumenau, 2024.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/263008
Date: 2024


Files in this item

Files Size Format View
PPEF-B0026-D.pdf 19.64Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar