OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA
Show full item record
Title:
|
OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA |
Author:
|
ARNONI, THAIS HOFFMAN; PEREIRA, MAURÍCIO FERNANDES; ANDREIA DE BEM, MACHADO; LUCIO, VERA REGINA
|
Abstract:
|
O presente artigo aborda os saberes docentes, na perspectiva do perfil do docente do ensino superior e as competências e conhecimentos necessários para que os mesmos integrem a inteligência artificial/IA em suas práticas pedagógicas. A introdução contextualiza a transformação da sociedade com a incorporação da IA. Na fundamentação teórica, Perfil do Professor Universitário contempla Gatti, Moran, Saviani e Alves; os Saberes Docentes: Teorias e Práticas sustenta-se em Nóvoa, Pimenta, Arroyo, Veiga e Tardif; a reflexão dos Conceitos de Inteligência Artificial Aplicados à Educação por De Bem Machado et.al.; Chatterjee & Bhattacharjee e Kaplan & Haenlein. E os Saberes Docentes: Teorias e Práticas” com Pimenta, Arroyo e Tardif. A metodologia foi análise bibliométrica, para mapear a produção científica sobre saberes docentes e IA, utilizando a base de dados Web of Science. Os resultados indicam um aumento significativo nas publicações sobre o tema, destacando a China como o país com maior produção. A discussão ressalta a importância da IA para decisões baseadas em dados e enriquecimento do conteúdo educacional, propondo uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica. O artigo conclui que a integração da IA na educação requer dos professores universitários competências tecnológicas e éticas, além de uma postura adaptativa e inovadora. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261208
|
Date:
|
2024-10-05 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar