OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA

Mostrar registro completo

Título: OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA
Autor: ARNONI, THAIS HOFFMAN; PEREIRA, MAURÍCIO FERNANDES; ANDREIA DE BEM, MACHADO; LUCIO, VERA REGINA
Resumo: O presente artigo aborda os saberes docentes, na perspectiva do perfil do docente do ensino superior e as competências e conhecimentos necessários para que os mesmos integrem a inteligência artificial/IA em suas práticas pedagógicas. A introdução contextualiza a transformação da sociedade com a incorporação da IA. Na fundamentação teórica, Perfil do Professor Universitário contempla Gatti, Moran, Saviani e Alves; os Saberes Docentes: Teorias e Práticas sustenta-se em Nóvoa, Pimenta, Arroyo, Veiga e Tardif; a reflexão dos Conceitos de Inteligência Artificial Aplicados à Educação por De Bem Machado et.al.; Chatterjee & Bhattacharjee e Kaplan & Haenlein. E os Saberes Docentes: Teorias e Práticas” com Pimenta, Arroyo e Tardif. A metodologia foi análise bibliométrica, para mapear a produção científica sobre saberes docentes e IA, utilizando a base de dados Web of Science. Os resultados indicam um aumento significativo nas publicações sobre o tema, destacando a China como o país com maior produção. A discussão ressalta a importância da IA para decisões baseadas em dados e enriquecimento do conteúdo educacional, propondo uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica. O artigo conclui que a integração da IA na educação requer dos professores universitários competências tecnológicas e éticas, além de uma postura adaptativa e inovadora.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261208
Data: 2024-10-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
2024098.pdf 1.206Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar