OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA

DSpace Repository

A- A A+

OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA

Show simple item record

dc.contributor.author ARNONI, THAIS HOFFMAN
dc.contributor.author PEREIRA, MAURÍCIO FERNANDES
dc.contributor.author ANDREIA DE BEM, MACHADO
dc.contributor.author LUCIO, VERA REGINA
dc.date.accessioned 2024-11-28T15:21:51Z
dc.date.available 2024-11-28T15:21:51Z
dc.date.issued 2024-10-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261208
dc.description.abstract O presente artigo aborda os saberes docentes, na perspectiva do perfil do docente do ensino superior e as competências e conhecimentos necessários para que os mesmos integrem a inteligência artificial/IA em suas práticas pedagógicas. A introdução contextualiza a transformação da sociedade com a incorporação da IA. Na fundamentação teórica, Perfil do Professor Universitário contempla Gatti, Moran, Saviani e Alves; os Saberes Docentes: Teorias e Práticas sustenta-se em Nóvoa, Pimenta, Arroyo, Veiga e Tardif; a reflexão dos Conceitos de Inteligência Artificial Aplicados à Educação por De Bem Machado et.al.; Chatterjee & Bhattacharjee e Kaplan & Haenlein. E os Saberes Docentes: Teorias e Práticas” com Pimenta, Arroyo e Tardif. A metodologia foi análise bibliométrica, para mapear a produção científica sobre saberes docentes e IA, utilizando a base de dados Web of Science. Os resultados indicam um aumento significativo nas publicações sobre o tema, destacando a China como o país com maior produção. A discussão ressalta a importância da IA para decisões baseadas em dados e enriquecimento do conteúdo educacional, propondo uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica. O artigo conclui que a integração da IA na educação requer dos professores universitários competências tecnológicas e éticas, além de uma postura adaptativa e inovadora. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
2024098.pdf 1.206Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar