OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA
Show simple item record
dc.contributor.author |
ARNONI, THAIS HOFFMAN |
|
dc.contributor.author |
PEREIRA, MAURÍCIO FERNANDES |
|
dc.contributor.author |
ANDREIA DE BEM, MACHADO |
|
dc.contributor.author |
LUCIO, VERA REGINA |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-28T15:21:51Z |
|
dc.date.available |
2024-11-28T15:21:51Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261208 |
|
dc.description.abstract |
O presente artigo aborda os saberes docentes, na perspectiva do perfil do docente do ensino superior e as competências e conhecimentos necessários para que os mesmos integrem a inteligência artificial/IA em suas práticas pedagógicas. A introdução contextualiza a transformação da sociedade com a incorporação da IA. Na fundamentação teórica, Perfil do Professor Universitário contempla Gatti, Moran, Saviani e Alves; os Saberes Docentes: Teorias e Práticas sustenta-se em Nóvoa, Pimenta, Arroyo, Veiga e Tardif; a reflexão dos Conceitos de Inteligência Artificial Aplicados à Educação por De Bem Machado et.al.; Chatterjee & Bhattacharjee e Kaplan & Haenlein. E os Saberes Docentes: Teorias e Práticas” com Pimenta, Arroyo e Tardif. A metodologia foi análise bibliométrica, para mapear a produção científica sobre saberes docentes e IA, utilizando a base de dados Web of Science. Os resultados indicam um aumento significativo nas publicações sobre o tema, destacando a China como o país com maior produção. A discussão ressalta a importância da IA para decisões baseadas em dados e enriquecimento do conteúdo educacional, propondo uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica. O artigo conclui que a integração da IA na educação requer dos professores universitários competências tecnológicas e éticas, além de uma postura adaptativa e inovadora. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
OS SABERES DOCENTES DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE IA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar