História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar

DSpace Repository

A- A A+

História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar

Show full item record

Title: História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este texto analisa aspectos da história da formação de professores que ensinam matemática. O estudo centra atenção nos saberes presentes nessa formação. Em especial analisa a matemática que integra a formação de professores para os primeiros anos escolares e as suas mudanças ao longo do tempo. Como referência teórico-metodológica ancora-se no campo da História Cultural. Mobiliza as categorias matemática a ensinar – objeto do trabalho docente - e matemática para ensinar, conceito que enfeixa as ferramentas que o futuro professor deverá manejar para o ensino, para o trabalho com uma matemática a ensinar. A partir de resultados de pesquisas já desenvolvidas, o texto norteia-se pela questão: Como foram sendo elaboradas, ao longo do tempo, as ferramentas para trabalho do futuro professor, isto é, que etapas foram percorridas na trajetória de constituição da matemática para ensinar? A resposta à questão aponta para a caracterização de diferentes matemáticas para ensinar.
Description: Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/21698
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261172
Date: 2022-02-18


Files in this item

Files Size Format View
lucianemulazani,+10-24+Artigo+A.pdf 327.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar